terça-feira, 29 de março de 2011

GONY ZUBIZARRETA DESTACA-SE NA NOVA ZELÂNDIA

O espanhol foi um dos destaques do dia de ontem e avançou para os quartos-de-final. Devido à falta de ondulação a prova hoje, não aconteceu.
O quinto dia de competição do O´Neill Cold Water Classic que se realiza em Gisborne na Nova Zelândia de 23 a 29 de Março, ficou marcado por prestações dos surfistas de topo, que mostraram um surf bastante inovador e radical.

A buzina soou com um certo atraso devido às condições. Ondas de meio metro começaram a surgir a meio da manhã, permitindo aos surfistas entrarem em acção, desta vez de regresso à praia de Pines.

As honras do dia dividem-se entre a Austrália e o Brasil com três surfistas cada um nos quartos-de-final e ainda o Espanhol, Gony Zubizarreta e o francês, Joan Duru.

Dos australianos, os heróis foram Adam Melling, Stu Kennedy e Tom Whitaker que dominaram completamente os seus heats, passando à fase seguinte.

Da comitiva brasileira, de destacar a excelente prestação de Thiago Camarão, que tem estado na ribalta desde o início do campeonato. Thiago competiu contra o seu compatriota Tomás Hermes e venceu com uma combinação quase perfeita: um 8.00 e um 9.17. O score final de 17.17 foi o melhor do quinto dia deste WQS de seis estrelas.

Willian Cardoso protagonizou um heat renhido contra Brent Dorrington (AUS) e venceu, carimbando o passaporte para os quartos-de-final. Miguel Pupo foi o último brasileiro a entrar em prova e teve a mesma sorte dos outros dois, contando o Brasil, neste momento, com três candidatos à vitória.

O espanhol Gony Zubizarreta competiu no segundo heat do dia contra Jerónimo Vargas (BRA), assumindo a liderança desde os primeiros minutos. Gony destruiu por completo uma direita, onde mostrou um surf maduro e confiante, e obteve um 8.01 em 10 possíveis. O espanhol está motivado e quer obter os tão ambicionados 3.000 pontos no ranking único. Nos quartos-de-final Gony tem pela frente o australiano Adam Melling.

Por último, e para reforçar a armada europeia, o francês Joan Duru também dominou o seu heat contra Tim Macdonald (AUS), vencendo com um score de 13.40.

Hoje e devido à falta de ondulação, a organização decidiu cancelar o evento e adiar o seu recomeço para amanhã, o último dia do período de espera.

O campeão do O´Neill Cold Water Classic Nova Zelândia será coroado amanhã e será um destes oito surfistas:

Heat 1 - Adam Melling, AUS vs Gony Zubizarreta, ESP
Heat 2 - Joan Duru, FRA vs Tom Whitaker, AUS
Heat 3 – Willian Cardoso, BRA vs Thiago Camarao, BRA
Heat 4 - Miguel Pupo, BRA vs Stu Kennedy, AUS


Referências bibliográficas:

SurfTotal, "GONY ZUBIZARRETA DESTACA-SE NA NOVA ZELÂNDIA". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3618:gony-zubizarreta-destaca-se-na-nova-zel%C3%A2ndia&Itemid=2, 28-03-2011(consult.29-03-2011)

terça-feira, 15 de março de 2011

CIRCUITO SAMADI VIU CONCLUÍDA A 1ª ETAPA DO ANO


Com o patrocínio principal da Samadi e organização do Centro Internacional de Surf, esta etapa contou com a participação de 91 inscritos.
Na final sub 18, Francisco Alves não deu qualquer hipoteses à concorrência, apresentando surf de alto nível, deixando Pedro Paulinetti em 2º, Vasco Martinha em 3º e Tito Costa em 4º lugar.

Nas meninas a vitória sorriu a Keshia Eyre, na segunda posição ficou Melissa Queiroz, em terceiro Kira Groen e em quarto lugar a local da praia Maria Gonçalves.

Pedro Pi foi o vencedor na categoria Sub 16, deixando André Faria em segundo, o local da praia, Eduardo Moita, em terceiro e em quarto José Lucas.

Nos Sub 14, Guilherme Fonseca venceu facilmente a final deixando Antonio Duarte em segundo, Francisco Almeida em terceiro e Tiago Santos em quarto.

Nos Sub 12 a vitória sorriu a Vasco Mónica. A grande revelação da prova foi a pequena “grande” surfista Teresa Bonvalot que ficou em segundo numa competição de meninos. O terceiro lugar foi para Gustavo Matos e Mateus Beleza ficou em 4º lugar.

A próxima etapa está marcada para o fim de semana de 9 e 10 de Abril na Praia do CDS, Costa de Caparica.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "CIRCUITO SAMADI VIU CONCLUÍDA A 1ª ETAPA DO ANO". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3536:circuito-samadi-viu-conclu%C3%ADda-a-1%C2%AA-etapa-do-ano&Itemid=2, 14-03-2011(consult. 15-03-2011)

TERESA,DAVID E JUSTIN REGRESSAM DO SENEGAL


Após cerca de 12 dias nas ondas de Dakar, eis que a expedição encabeçada por Teresa Abraços regressa a casa!

A República de Senegal encontra-se ao oeste de África, limitada ao oeste com o Oceano Atlântico, ao leste com o Mali, ao norte com a Mauritania e ao sul com a Guiné Equatorial. Ocupa uma superfície de 196.192 quilômetros quadrados que estão repartidos em 10 regiões administrativas.

Aqui habitam cerca de 8 milhões e meio de pessoas. A maioria da população concentra-se nas regiões ocidentais e centro. A taxa de crescimento anual é de 2,6%. A esperança de vida situa-se em torno dos 44 anos, a alfabetização de adultos atinge cerca de 10%.

Vamos às ondas:

Mesmo com as condições das ondas abaixo do potencial que as torna tão famosas, os nossos viajantes puderam desfrutar da qualidade e variedade dos spots senegaleses em Dakar :


Vivier, uma enseada com dois reefs em cada extremidade, uma direita e uma esquerda, ambas proporcionando bons tubos; o reef da praia privativa do Hotel Meridien, a onda mais consistente, embora exposta ao vento dominante de Norte, on-shore; Club Med, um point-break de direita, onda rápida e rasa, e com potencial para grandes tubos com ondulações maiores. Teresa, Justin e David visitaram também a onda de Ouakam, reef de classe mundial, com uma direita longa e tubular, mas que sendo uma praia abrigada necessita de uma ondulação grande para funcionar, o que não sucedeu nesta viagem.


Como vem sendo hábito nas viagens organizadas pela Teresa Abraços, também esta não se resumiu só ao Surf, entre muitas actividades, salienta-se a visita a uma escola primária num bairro pobre de Dakar onde entregam às crianças mochilas, bonés, cadernos e canetas, tendo sido entusiasticamente recebidos por todos, incluindo professores e pais que também se juntaram para acolhê-los.

Um dos pontos altos desta viagem foi também a visita do grupo a um estádio Municipal em Dakar, onde se realizou um acontecimento procurado por multidões, este era o desporto numero 1 do Senegal, o Ziguinchorum, género de uma luta Greco Romana que leva milhares de pessoas aos estádios de Dakar!

No último dia antes da partida foram recebidos pelo Embaixador de Portugal no Senegal com quem tiveram a oportunidade de partilhar impressões sobre este País e o seu povo simpático, acolhedor e dinâmico - Dakar é o centro de negócios para toda aquela zona da África Ocidental, motor de desenvolvimento do País.

No momento da partida os nossos surfistas já estavam com saudades do Senegal, particularmente da forma fantástica como foram acolhidos pelos seus anfitriões, Filipe Morango e Guadalupe Megre, que fizeram tudo e mais alguma coisa para que passassem uns excelentes dias.

Esta viagem contou com o precioso patrocínio da TAP Portugal, na oferta não só das viagens mas também do transporte da carga com o material destinado às crianças.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "TERESA,DAVID E JUSTIN REGRESSAM DO SENEGAL". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3540:teresadavid-e-justin-regressam-do-senegal&Itemid=2, 14-03-2011(consult. 15-03-2011)

sexta-feira, 11 de março de 2011

KELLY SLATER VENCE QUIKSILVER PRO 2011


O Surfista de 39 anos da Flórida, dominou a final e conquistou o título 2011 do 1ª Etapa do World Tour.

As ondas estiveram pequenas(meio a um metro com vento onshore) e um pouco inconsistentes em Snapper Rocks, no heat final do Quiksilver Pro 2011. Taj Burrow, vencedor da mesma prova em 2010 ficou-se pela segunda posição, demonstrando elevadas performances até ao momento da grande final!

Kelly Slater por sua vez, venceu e convenceu, surfando da melhor forma as difíceis condições, as quais se pode dizer assemelharem-se aquelas que quebram muitas das vezes na sua terra natal, Florida!

Na final contra Taj Burrow, Slater garantiu a liderança nos primeiros minutos, estratégia que o campeão do mundo adoptou durante todo o campeonato. Depois foi manter essa liderança e aumentar a distância do seu adversário. Nos minutos finais, Taj precisava de um 7.27 e por pouco não conseguia essa nota, teve um 7.17. A precisar de uma nota baixa, um 4.03, o som da buzina ditou o vencedor, Kelly Slater.

A melhor onda do campeonato foi a de Joel Parkinson, 9.67, e o surfista mais rápido, Mick Fanning com um recorde de 39.1km/h no round 1.

O Português Tiago Pires começou o ano da melhor forma igualando o seu melhor resultado de sempre numa prova do World Tour, o 3º posto.

A próxima paragem do World Tour será o prestigiado Rip Curl Pro em Bells Beach, Austrália, de 19 a 30 de Abril.


Referências bibliográficas:

SurfTotal, KELLY SLATER VENCE QUIKSILVER PRO 2011. http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3496:kelly-slater-vence-quiksilver-pro-2011&Itemid=2, consult. 09-03-2011[consult. 11-03-2011]

TIAGO PIRES É 3º NO QUIKSILVER PRO




Tiago Pires a começar bem o ano.ASP
Depois de ter eliminado o australiano Matt Wilkinson nos quartos-de-final, Saca não conseguiu ser superior ao 10x campeão do mundo, Kelly Slater.

Após derrotar o jovem australiano de 22 anos Matt Wilkinson nos quartos de final, "Saca" defrontou o 10 x campeão do Mundo, Kelly Slater na primeira meia final do Quiksilver Pro Gold Coast.

Slater deixou o português em combinação durante todo o heat, e Saca admitiu que as condições estavam difíceis e bem diferentes do heat anterior e que procurou por tubos mas a onda não correspondia. Sendo assim o português terminou com um score de 8.20 e Kelly Slater com 16.77.

O Português Tiago Pires começou o ano da melhor forma igualando o seu melhor resultado de sempre numa prova do World Tour, o 3º posto! Em declarações no seu Facebook Saca disse: "Não foi um mau começo de ano! Pena as ondas estarem tão manhosas neste heat. Um grande obrigado a todos vocês pela força. Até breve."

Saca encontra-se agora na terceira posição do ranking do ASP World Tour e mais do que preparado para a segunda etapa, Rip Curl Pro Bells Beach, de 19 a 30 de Abril.


Referências bibliográficas:

SurfTotal, "TIAGO PIRES É 3º NO QUIKSILVER PRO". http://www.surftotal.com/, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3494:tiago-pires-j%C3%A1-est%C3%A1-nas-meias-finais-do-quik-pro&Itemid=2, 09-03-2011[consult. 11-03-2011]

sexta-feira, 4 de março de 2011

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONGRATULA NOMEAÇÃO DA ERICEIRA A RESERVA MUNDIAL DE SURF


O Presidente da República sublinhou o valor mundial da Ericeira.


Na sequência da elevação da Ericeira a Reserva Mundial de Surf a 25 de Fevereiro deste ano, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, congratulou todos aqueles que estiveram envolvidos no processo de candidatura, sublinhando as qualidades da Ericeira, enquanto um dos principais centro de surf mundial.

Fica com esta mensagem, sinal do impacto e reconhecimento do surf na vida nacional:

"O mar é um oceano de vastos recursos. De recursos económicos e ambientais, sem dúvida. Mas também de recursos que, contendo um inegável valor material, possuem um alcance distinto. Por um lado, porque contribuem para a afirmação e projecção da imagem externa de portugal. Por outro lado, porque favorecem o desenvolvimento de práticas e estilos de vida saudáveis, em que o desporto e o contacto com a Natureza se afiguram como elementos essenciais.


Desde há muito que a Ericeira é considerada uma das regiões do mundo mais aptas para a prática do surf. Trata-se de uma mais-valia que devemos aproveitar, sabendo do entusiasmo que milhares de jovens e, menos jovens, colocam na prática desta modalidade. A consagração da Ericeira como reserva natural do surf vem confirmar o que há muito diziam os fervorosos adeptos de um desporto que é feito de destreza e perícia mas, sobretudo, de paixão pelo mar.

Noutros lugares da nossa costa, a prática do surf encontra-se integrada no circuito mundial da modalidade. Ao vigor das ondas junta-se a amenidade do clima, condições que representam um enorme potencial que, do onto de vista turístico, deve ser valorizado. Os amantes do surf não conhecem fronteiras. Vão até aos lugares mais remotos em busca da onda perfeita. E de muitas e perfeitas ondas é feito o mar da Ericeira.


Portugal deve acarinhar a prática dos desportos náuticos pelo contributo que estes dão para a sua imagem no exterior. Quando se fala do surf nas nossas praias, falamos de muito mais do que um desporto: evocamos um estilo de vida e uma relação com o mar que para nós, portugueses, é natural e ancestral. A consagração da Ericeira como reserva do surf deve ser exemplo e servir de estímulo a todos os que aspiram a um país ambientalmente mais saudável e com uma melhor qualidade de vida.


Saúdo os que promoveram esta candidatura vitoriosa, bem como todos os praticantes do surf. Desejo-lhes que aproveitem as ondas do Atlântico. Saibam merecer, com talento e esforço, estes grandiosos mares que estão tão perto do vosso alcance."




Referências bibliográficas:

SurfTotal, "PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONGRATULA NOMEAÇÃO DA ERICEIRA A RESERVA MUNDIAL DE SURF". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3469:presidente-da-rep%C3%BAblica-congratula-nomea%C3%A7%C3%A3o-da-ericeira-a-reserva-mundial-de-surf&Itemid=2, 03-03-2011[consult.04-03-2011]

terça-feira, 1 de março de 2011

PURO SURF PROMOVE CLÍNICA DE CARNAVAL


Puro Surf - Boardsports Academy, escola sediada na Praia da Riviera, Caparica, comemora as férias do Carnaval a surfar.


Nos próximos dias 7, 8 e 9 de Março (entre 2ª e 4ª feira que vem), período de férias escolares, a Puro Surf vai levar a cabo uma Clínica de Surf destinada a alunos entre os 8 e os 18 anos.

Esta Clínica inclui:
- 2 aulas de Surf por dia (manhã e tarde);
- Equipamento incluído;
- Transporte Casa – Praia – Casa;
- Almoço no Restaurante Praia da Riviera;
- Cd com fotografias dos 3 dias de Clínica;
O valor para cada participante são 100€. As vagas são limitadas e podes contactar a Puro Surf através do email purosurfacademy@gmail.com ou do número de telemóvel 91 732 66 13.
Ao clicares no link imediatamente abaixo podes visitar o site da Puro Surf e saber um pouco mais sobre esta Escola, reconhecida pela Federação Portuguesa de Surf e sediada na Praia da Riviera (Caparica).



Referências bibliográfias:

SurfTotal, "PURO SURF PROMOVE CLÍNICA DE CARNAVAL". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3448:puro-surf-promove-cl%C3%ADnica-de-carnaval&Itemid=2, 01-03-2011[consult. 01-03-2011]