segunda-feira, 30 de maio de 2011

Despedida!

Aloha, malta!

Esse blogue foi concebido como uma parte do projecto, desenvolvido por mim e meu grupo, na disciplina Área de Projecto.

Agora que já foi realizada a apresentação final e já o ano letivo vai acabando, venho aqui, em nome de todo o grupo, apresentar as despedidas, pois, provavelmente, essa vai ser a última postagem!

Obrigado por todas as visualizações!

Adeus!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

SLATER, SMITH E FANNING DE FORA DO BILLABONG RIO PRO


O campeão e vice-campeão mundial de 2010, foram surpreendidos na terceira ronda do evento brasileiro.
Neste terceiro dia de competição, as surpresas e grandes pontuações no Billabong Rio Pro foram muitas.

Ao longo da jornada, mesmo antes do início da quarta ronda, ocorreram três grandes surpresas, nomeadamente as eliminações de Kelly Slater, Jordy Smith e Mick Fanning.

Kelly Slater foi o primeiro a ser surpreendido pelo sempre ameaçador Bobby Martinez. O campeão mundial até começou a bateria da melhor forma, assegurando uma nota de 6.83, a sua segunda melhor, isto enquanto Bobby se mostrava algo desencontrado com as ondas. Contudo, Bobby acabou por encontrar duas boas ondas de sete pontos, que foram o suficiente para garantir a vitória. Slater ainda reagiu, conseguindo a sua melhor pontuação na penúltima onda, com 7.27 pontos, mas não evitou a eliminação precoce.

No heat seguinte, Jordy Smith e Josh Kerr protagonizaram mais um confronto emocionante, todavia quem levou a melhor foi mesmo o australiano. Assim, Kerr avançou para a quarta ronda com 13.86 pontos, enquanto Jordy foi eliminado com 13.17 em 20 pontos possíveis.

Fanning entrou no último heat do dia, tendo como adversário Raoni Monteiro, surfista que eliminara, na segunda fase, Tiago Pires. Raoni fez excelente uso do conhecimento local e, uma vez mais, causou uma grande surpresa ao superiorizar-se a Mick Fanning, com um total de 14.84. Desta forma, o australiano juntou-se a Slater e a Smith no grupo dos eliminados.

Jeremy Flores que terminou o ano de 2010 com uma vitória em Pipeline mas que teve um início de 2011 problemático, devido a uma lesão contraída na Austrália, foi o destaque da terceira ronda. O promissor surfista francês mostrou-se muito à vontade nas ondas do Rio de Janeiro e, com um total de 16.50, não deu qualquer hipótese a Adam Melling, eliminado com um score na casa dos 6 pontos. Destaque-se, ainda, a inteligente escolha de ondas de Flores, que tendo surfado apenas por quatro ocasiões, garantiu duas pontuações na casa dos 8 pontos.

Ainda assim, o melhor total combinado do dia foi garantido por Michel Bourez: uns extraordinários 19.10 na terceira ronda. Com duas ondas quase perfeitas, Bourez avançou para a quarta ronda e, não menos importante, eliminou o campeão deste evento em 2010, o brasileiro Jadson Andre.

Já na quarta ronda, Taj Burrow, Joel Parkinson, Josh Kerr e Owen Wilson, continuaram as suas excelentes campanhas, sendo de sublinhar que nenhum deles fez um score inferior a 16 pontos. Assim, estes quatro surfistas passaram directamente para os quartos-de-final, enquanto os restantes terão ainda oportunidade de surfar na ronda 5.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "LATER, SMITH E FANNING DE FORA DO BILLABONG RIO PRO". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3955:slater-e-smith-de-fora-do-billabong-rio-pro&Itemid=2, 19-05-2011[consult. 20-05-2011]

terça-feira, 17 de maio de 2011

VASCO RIBEIRO CAMPEÃO NAS CANÁRIAS


Terminou ontem a terceira etapa do Circuito Pro Júnior Europeu e o português foi o grande vencedor.
A taça do Islas Canárias Santa Pro Júnior voltou a ficar em Portugal, tal como aconteceu no ano passado com a grande vitória de Filipe Jervis.
Desta vez, o mérito foi do surfista da Poça de apenas 16 anos, Vasco Ribeiro.

De destacar ainda o resultado dos restantes portugueses que dominaram por completo este campeonato. Miguel Blanco, João Kopke e Francisco Alves perderam no round 4 em terceiro lugar, arrecadando um excelente 9º lugar. José Ferreira perdeu nos quartos-de-final man on man contra o seu amigo e posterior vencedor da prova, Vasco Ribeiro, no entanto. arrecadou um 5º lugar e 316 pontos. Por fim, Frederico Morais perdeu nas meias-finais contra William Alioti ficando com um fantástico 3º lugar e com mais 422 pontos no ranking que o levaram até à 7ª posição no ranking.

Foi vencendo heat atrás de heat, surpreendendo os juízes que o português Vasco Ribeiro chegou até a final, onde encontrou o francês, conhecido pelos seus aéreos reverses, William Aliotti. Na final, Vasco liderou desde o início, com o francês a mostrar algum nervosismo e a falhar as manobras finais.

Vasco começou com um 4.67 e um 5.23 deixando Aliotti a precisar de um 9.90. Em seguida aumentou a distância com mais um 6.67, a sua segunda melhor onda, e Alioti ficou a precisar de uma combinação, 11.90. Mais um 6.77 para Vasco, com uma excelente combinação de manobras de lip e a soltar muita água, e estava feito o seu score final, 13.44 pontos em 20 possíveis.

O francês a continuava em combinação a precisar de um 13.45, fez depois um 4.00 e um 5.03 ficando a precisar de um 8.41, nos minutos finais. A buzina tocou e a festa foi feita em português com a vitória de Vasco Ribeiro.

Com os 750 pontos arrecadados, Vasco Ribeiro e neste momento o líder do ranking europeu, quando faltam mais quatro etapas. Depois de um 5º lugar na Ilha Reunião, um 9º no Somo Pro Júnior e uma vitória neste nas Canárias que é de seis estrelas, Vasco segue na frente na corrida ao título e a presença na grande final internacional que definirá o campeão júnior do mundo.

Em segundo encontra-se William Aliotti que segue Vasco de muito perto com uma diferença de apenas 19 pontos. Tal como foi referido anteriormente estão no top 15, Frederico Morais na 7ª posição no ranking, Zé Ferreira está na 12ª posição e Francisco Alves na 13ª.

A próxima paragem do Circuito Pro Júnior Europeu é em San Sebastien para o Oakley Pro Junior San Sebastian de 21 a 24 de Julho.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "VASCO RIBEIRO CAMPEÃO NAS CANÁRIAS". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3927:vasco-ribeiro-na-final&Itemid=2, 16-05-2011[consult. 17-05-2011]

terça-feira, 10 de maio de 2011

BILLABONG PRO RIO PRESTES A CHEGAR


Fica com a antevisão do espectáculo que te espera nos últimos dias!

A poucos dias do início do Billabong Rio Pro, a 11 de Maio, o segundo vídeo do evento já está disponível e foca-se nas características das ondas do Rio de Janeiro e nos surfistas que já venceram a etapa brasileira.


O australiano Taj Burrow está entre os surfistas que coleciona mais vitórias no Brasil, tendo levantado o troféu em 1999, 2002 e 2004. Mas para repetir essas vitórias, este surfista terá de esforçar-se por bater o atual número 1 do mundo Kelly Slater, o número 2 Joel Parkinson, o atual campeão da etapa do ano passado Jadson André ou o herói nacional Adriano de Souza, entre outros nomes de peso da elite mundial.


O Billabong Rio Pro terá como palco principal a praia da Barra, que oferece ondas cavadas a quebrar num fundo de areia. Essas condições, aliadas a uma temperatura da água agradável, são ideais para um surf de alta performance e manobras progressivas.

De acordo com as previsões, uma das maiores ondulações de 2011 aproxima-se do Rio, seguida por outras duas ondulações mais pequenas.

Tudo indica que o regresso da cidade maravilhosa ao Circuito Mundial dará muito o que falar.


O Billabong Girls Rio Pro, quinta etapa do ASP World Tour feminino, será realizado simultaneamente e contará com as top 17 surfistas do mundo, mais 1 wildcard. O evento atribuirá $120.000 dólares e pontos valiosíssimos para o circuito feminino.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "BILLABONG PRO RIO PRESTES A CHEGAR". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3886:billabong-pro-rio-prestes-a-chegar&Itemid=2, 09-05-2011[consult. 10-05-2011]

NUNO TELMO E MARIA ABECASIS VENCEM NACIONAL UNIVERSITÁRIO


Terminou ontem, Domingo, o Campeonato Nacional de Surf Universitário que aconteceu em Ribeira d´Ilhas na Ericeira.
Uma vez mais, a organização deste evento esteve a cargo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e durante os dois dias realizaram-se 45 heats com a participação de cerca de 85 atletas, estudantes de todo o país.

Tal como a SurfTotal tinha noticiado, no primeiro dia o mar apresentou-se com condições difíceis e bastante desordenado, com ondas entre 0,5m e 1m, com vento predominante de oeste o que dificultou bastante alguns heats. Maria Abecasis e Philipp Katzenstein foram os destaques do primeiro dia.

Já no Domingo, conforme a previsão já apontava, assistiu-se a uma subida de mar o dia inteiro, e a prova terminou com ondas de 1.5m, com sets de 2m, vento onshore, muita corrente e as direitas de Ribeira d'Ilhas a proporcionarem bons momentos de surf por parte de vários dos surfistas em prova.

Entre os 90 inscritos da prova, destaque para alguns surfistas universitários da Liga Pro Surf, quase todos nas fases mais adiantadas da prova, que, durante a manhã de Domingo, presentearam o público com bons momentos de surf.

Com estas condições viu-se surf com muita qualidade tanto no masculino como no feminino, acabando a vitória por sorrir, entre as senhoras, a Maria Abecasis, que deixou a actual campeã nacional Francisca Santos em segundo, Diana Matos em terceiro e Joana Rocha em quarto.

No masculino, o experiente Nuno Telmo também venceu, deixando Paul Grey em segundo, João Pinto em terceiro e Martin Gonçalves em quarto.

A Universidade Nova foi a grande vencedora deste evento, levando assim o troféu para casa.

A prova contou com a habitual Tenda Clínica e com a Segurança Aquática, durante todo o período de campeonato. A entidade SOS Salvem o Surf, também esteve presente Sábado e Domingo, promovendo a sensibilização para as questões ambientais e para a preservação das nossas ondas.


Grande destaque para o momento Lounge, no Sábado ao final do dia, com a genuína banda Black Mamba a tocar ao vivo no Ribeira Surf Camp, cuja actuação surpreendeu toda a gente, sendo mesmo um dos destaques de todo o final de semana.


O Ribeira Surf Camp, acabou por ser um dos parceiros fundamentais do evento, não só ao nível da alimentação do staff, como também ao nível do espaço para a Zona Lounge, altura em que a música ao vivo aconteceu. O ambiente descontraído, envolvido em praia, Surf e muitas caras bonitas, que se vive no Ribeira Surf Camp, proporcionou bons momentos ao Campeonato Universitário.


O organizador da prova, Sandrinho Maximiliano da Universidade Lusófona, afirmou que "foi o campeonato mais dificil de organizar para mim, a tempestade de sexta à noite partiu a estrutura quase toda, quase não dormi nessa noite, Sábado de manhã tivemos que providenciar uma estrutura alternativa e provisória e apenas Domingo funcionámos em regime normal. O apoio do Ericeira Surf Clube e do Ribeira Surf Camp foram fundamentais", questionado em relação aos patrocinadores da prova e ao futuro do campeonato universitário, Sandro Maximiliano diz "a Rip Curl foi fundamental mais uma vez, tem sido uma presença muito consistente neste projecto e também por ser o meu patrocinador, torna as coisas mais interessantes. A Câmara de Mafra, também foi um parceiro fantástico, não só pelo interesse que continuam a demostrar pelo Surf, mas também pela presença durante prova, assegurando todas as necessidades do evento, sem eles teria sido muito mais dificil colocar a prova de pé em Ribeira d'Ilhas. A Natiris, já arredada do Surf há algum tempo, rejuvenesceu este ano e apareceu novamente, perspectivando mais presenças no futuro, e isso é óptimo!!! Para o ano, estamos de volta, continuo com vontade e motivação para desenvolver o Surf Universitário, é o meu ambiente, é um projecto com um potencial gigante e eu acredito imenso nisto".


Esta foi uma prova oficial da Federação Académica do Desporto Universitário - FADU, entidade que acompanha muito de perto este projecto desde o início e que apoia o Surf como uma das modalidade de destaque da actualidade do Desporto Académico.


Masculino:
1º - Nuno Telmo AEFMH
2º - Paulo Grey UNL
3º - João Pinto U. Lisboa
4º - Martim Gonçalves UNL

Feminino:
1ª – Maria Abecasis UNL
2ª – Francisca Santos UNL
3ª – Diana Matos AAUL
4ª – Joana Rocha AEIST

Este evento teve o apoio da Rip Curl e da Natiris, e os dois campeões universitários receberam, cada um, uma prancha McKee. A organização teve também o apoio logístico do Ericeira Surf Clube.



Referências bibliográficas:

SurfTotwl.com, "NUNO TELMO E MARIA ABECASIS VENCEM NACIONAL UNIVERSITÁRIO". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3877:nuno-telmo-e-maria-abecasis-vencem-nacional-universit%C3%A1rio&Itemid=2, 09-05-2011[consult. 10-05-2011]