sexta-feira, 20 de maio de 2011

SLATER, SMITH E FANNING DE FORA DO BILLABONG RIO PRO


O campeão e vice-campeão mundial de 2010, foram surpreendidos na terceira ronda do evento brasileiro.
Neste terceiro dia de competição, as surpresas e grandes pontuações no Billabong Rio Pro foram muitas.

Ao longo da jornada, mesmo antes do início da quarta ronda, ocorreram três grandes surpresas, nomeadamente as eliminações de Kelly Slater, Jordy Smith e Mick Fanning.

Kelly Slater foi o primeiro a ser surpreendido pelo sempre ameaçador Bobby Martinez. O campeão mundial até começou a bateria da melhor forma, assegurando uma nota de 6.83, a sua segunda melhor, isto enquanto Bobby se mostrava algo desencontrado com as ondas. Contudo, Bobby acabou por encontrar duas boas ondas de sete pontos, que foram o suficiente para garantir a vitória. Slater ainda reagiu, conseguindo a sua melhor pontuação na penúltima onda, com 7.27 pontos, mas não evitou a eliminação precoce.

No heat seguinte, Jordy Smith e Josh Kerr protagonizaram mais um confronto emocionante, todavia quem levou a melhor foi mesmo o australiano. Assim, Kerr avançou para a quarta ronda com 13.86 pontos, enquanto Jordy foi eliminado com 13.17 em 20 pontos possíveis.

Fanning entrou no último heat do dia, tendo como adversário Raoni Monteiro, surfista que eliminara, na segunda fase, Tiago Pires. Raoni fez excelente uso do conhecimento local e, uma vez mais, causou uma grande surpresa ao superiorizar-se a Mick Fanning, com um total de 14.84. Desta forma, o australiano juntou-se a Slater e a Smith no grupo dos eliminados.

Jeremy Flores que terminou o ano de 2010 com uma vitória em Pipeline mas que teve um início de 2011 problemático, devido a uma lesão contraída na Austrália, foi o destaque da terceira ronda. O promissor surfista francês mostrou-se muito à vontade nas ondas do Rio de Janeiro e, com um total de 16.50, não deu qualquer hipótese a Adam Melling, eliminado com um score na casa dos 6 pontos. Destaque-se, ainda, a inteligente escolha de ondas de Flores, que tendo surfado apenas por quatro ocasiões, garantiu duas pontuações na casa dos 8 pontos.

Ainda assim, o melhor total combinado do dia foi garantido por Michel Bourez: uns extraordinários 19.10 na terceira ronda. Com duas ondas quase perfeitas, Bourez avançou para a quarta ronda e, não menos importante, eliminou o campeão deste evento em 2010, o brasileiro Jadson Andre.

Já na quarta ronda, Taj Burrow, Joel Parkinson, Josh Kerr e Owen Wilson, continuaram as suas excelentes campanhas, sendo de sublinhar que nenhum deles fez um score inferior a 16 pontos. Assim, estes quatro surfistas passaram directamente para os quartos-de-final, enquanto os restantes terão ainda oportunidade de surfar na ronda 5.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "LATER, SMITH E FANNING DE FORA DO BILLABONG RIO PRO". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3955:slater-e-smith-de-fora-do-billabong-rio-pro&Itemid=2, 19-05-2011[consult. 20-05-2011]

Nenhum comentário:

Postar um comentário