terça-feira, 10 de maio de 2011
NUNO TELMO E MARIA ABECASIS VENCEM NACIONAL UNIVERSITÁRIO
Terminou ontem, Domingo, o Campeonato Nacional de Surf Universitário que aconteceu em Ribeira d´Ilhas na Ericeira.
Uma vez mais, a organização deste evento esteve a cargo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e durante os dois dias realizaram-se 45 heats com a participação de cerca de 85 atletas, estudantes de todo o país.
Tal como a SurfTotal tinha noticiado, no primeiro dia o mar apresentou-se com condições difíceis e bastante desordenado, com ondas entre 0,5m e 1m, com vento predominante de oeste o que dificultou bastante alguns heats. Maria Abecasis e Philipp Katzenstein foram os destaques do primeiro dia.
Já no Domingo, conforme a previsão já apontava, assistiu-se a uma subida de mar o dia inteiro, e a prova terminou com ondas de 1.5m, com sets de 2m, vento onshore, muita corrente e as direitas de Ribeira d'Ilhas a proporcionarem bons momentos de surf por parte de vários dos surfistas em prova.
Entre os 90 inscritos da prova, destaque para alguns surfistas universitários da Liga Pro Surf, quase todos nas fases mais adiantadas da prova, que, durante a manhã de Domingo, presentearam o público com bons momentos de surf.
Com estas condições viu-se surf com muita qualidade tanto no masculino como no feminino, acabando a vitória por sorrir, entre as senhoras, a Maria Abecasis, que deixou a actual campeã nacional Francisca Santos em segundo, Diana Matos em terceiro e Joana Rocha em quarto.
No masculino, o experiente Nuno Telmo também venceu, deixando Paul Grey em segundo, João Pinto em terceiro e Martin Gonçalves em quarto.
A Universidade Nova foi a grande vencedora deste evento, levando assim o troféu para casa.
A prova contou com a habitual Tenda Clínica e com a Segurança Aquática, durante todo o período de campeonato. A entidade SOS Salvem o Surf, também esteve presente Sábado e Domingo, promovendo a sensibilização para as questões ambientais e para a preservação das nossas ondas.
Grande destaque para o momento Lounge, no Sábado ao final do dia, com a genuína banda Black Mamba a tocar ao vivo no Ribeira Surf Camp, cuja actuação surpreendeu toda a gente, sendo mesmo um dos destaques de todo o final de semana.
O Ribeira Surf Camp, acabou por ser um dos parceiros fundamentais do evento, não só ao nível da alimentação do staff, como também ao nível do espaço para a Zona Lounge, altura em que a música ao vivo aconteceu. O ambiente descontraído, envolvido em praia, Surf e muitas caras bonitas, que se vive no Ribeira Surf Camp, proporcionou bons momentos ao Campeonato Universitário.
O organizador da prova, Sandrinho Maximiliano da Universidade Lusófona, afirmou que "foi o campeonato mais dificil de organizar para mim, a tempestade de sexta à noite partiu a estrutura quase toda, quase não dormi nessa noite, Sábado de manhã tivemos que providenciar uma estrutura alternativa e provisória e apenas Domingo funcionámos em regime normal. O apoio do Ericeira Surf Clube e do Ribeira Surf Camp foram fundamentais", questionado em relação aos patrocinadores da prova e ao futuro do campeonato universitário, Sandro Maximiliano diz "a Rip Curl foi fundamental mais uma vez, tem sido uma presença muito consistente neste projecto e também por ser o meu patrocinador, torna as coisas mais interessantes. A Câmara de Mafra, também foi um parceiro fantástico, não só pelo interesse que continuam a demostrar pelo Surf, mas também pela presença durante prova, assegurando todas as necessidades do evento, sem eles teria sido muito mais dificil colocar a prova de pé em Ribeira d'Ilhas. A Natiris, já arredada do Surf há algum tempo, rejuvenesceu este ano e apareceu novamente, perspectivando mais presenças no futuro, e isso é óptimo!!! Para o ano, estamos de volta, continuo com vontade e motivação para desenvolver o Surf Universitário, é o meu ambiente, é um projecto com um potencial gigante e eu acredito imenso nisto".
Esta foi uma prova oficial da Federação Académica do Desporto Universitário - FADU, entidade que acompanha muito de perto este projecto desde o início e que apoia o Surf como uma das modalidade de destaque da actualidade do Desporto Académico.
Masculino:
1º - Nuno Telmo AEFMH
2º - Paulo Grey UNL
3º - João Pinto U. Lisboa
4º - Martim Gonçalves UNL
Feminino:
1ª – Maria Abecasis UNL
2ª – Francisca Santos UNL
3ª – Diana Matos AAUL
4ª – Joana Rocha AEIST
Este evento teve o apoio da Rip Curl e da Natiris, e os dois campeões universitários receberam, cada um, uma prancha McKee. A organização teve também o apoio logístico do Ericeira Surf Clube.
Referências bibliográficas:
SurfTotwl.com, "NUNO TELMO E MARIA ABECASIS VENCEM NACIONAL UNIVERSITÁRIO". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3877:nuno-telmo-e-maria-abecasis-vencem-nacional-universit%C3%A1rio&Itemid=2, 09-05-2011[consult. 10-05-2011]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário