terça-feira, 17 de maio de 2011
VASCO RIBEIRO CAMPEÃO NAS CANÁRIAS
Terminou ontem a terceira etapa do Circuito Pro Júnior Europeu e o português foi o grande vencedor.
A taça do Islas Canárias Santa Pro Júnior voltou a ficar em Portugal, tal como aconteceu no ano passado com a grande vitória de Filipe Jervis.
Desta vez, o mérito foi do surfista da Poça de apenas 16 anos, Vasco Ribeiro.
De destacar ainda o resultado dos restantes portugueses que dominaram por completo este campeonato. Miguel Blanco, João Kopke e Francisco Alves perderam no round 4 em terceiro lugar, arrecadando um excelente 9º lugar. José Ferreira perdeu nos quartos-de-final man on man contra o seu amigo e posterior vencedor da prova, Vasco Ribeiro, no entanto. arrecadou um 5º lugar e 316 pontos. Por fim, Frederico Morais perdeu nas meias-finais contra William Alioti ficando com um fantástico 3º lugar e com mais 422 pontos no ranking que o levaram até à 7ª posição no ranking.
Foi vencendo heat atrás de heat, surpreendendo os juízes que o português Vasco Ribeiro chegou até a final, onde encontrou o francês, conhecido pelos seus aéreos reverses, William Aliotti. Na final, Vasco liderou desde o início, com o francês a mostrar algum nervosismo e a falhar as manobras finais.
Vasco começou com um 4.67 e um 5.23 deixando Aliotti a precisar de um 9.90. Em seguida aumentou a distância com mais um 6.67, a sua segunda melhor onda, e Alioti ficou a precisar de uma combinação, 11.90. Mais um 6.77 para Vasco, com uma excelente combinação de manobras de lip e a soltar muita água, e estava feito o seu score final, 13.44 pontos em 20 possíveis.
O francês a continuava em combinação a precisar de um 13.45, fez depois um 4.00 e um 5.03 ficando a precisar de um 8.41, nos minutos finais. A buzina tocou e a festa foi feita em português com a vitória de Vasco Ribeiro.
Com os 750 pontos arrecadados, Vasco Ribeiro e neste momento o líder do ranking europeu, quando faltam mais quatro etapas. Depois de um 5º lugar na Ilha Reunião, um 9º no Somo Pro Júnior e uma vitória neste nas Canárias que é de seis estrelas, Vasco segue na frente na corrida ao título e a presença na grande final internacional que definirá o campeão júnior do mundo.
Em segundo encontra-se William Aliotti que segue Vasco de muito perto com uma diferença de apenas 19 pontos. Tal como foi referido anteriormente estão no top 15, Frederico Morais na 7ª posição no ranking, Zé Ferreira está na 12ª posição e Francisco Alves na 13ª.
A próxima paragem do Circuito Pro Júnior Europeu é em San Sebastien para o Oakley Pro Junior San Sebastian de 21 a 24 de Julho.
Referências bibliográficas:
SurfTotal.com, "VASCO RIBEIRO CAMPEÃO NAS CANÁRIAS". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3927:vasco-ribeiro-na-final&Itemid=2, 16-05-2011[consult. 17-05-2011]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário