segunda-feira, 30 de maio de 2011

Despedida!

Aloha, malta!

Esse blogue foi concebido como uma parte do projecto, desenvolvido por mim e meu grupo, na disciplina Área de Projecto.

Agora que já foi realizada a apresentação final e já o ano letivo vai acabando, venho aqui, em nome de todo o grupo, apresentar as despedidas, pois, provavelmente, essa vai ser a última postagem!

Obrigado por todas as visualizações!

Adeus!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

SLATER, SMITH E FANNING DE FORA DO BILLABONG RIO PRO


O campeão e vice-campeão mundial de 2010, foram surpreendidos na terceira ronda do evento brasileiro.
Neste terceiro dia de competição, as surpresas e grandes pontuações no Billabong Rio Pro foram muitas.

Ao longo da jornada, mesmo antes do início da quarta ronda, ocorreram três grandes surpresas, nomeadamente as eliminações de Kelly Slater, Jordy Smith e Mick Fanning.

Kelly Slater foi o primeiro a ser surpreendido pelo sempre ameaçador Bobby Martinez. O campeão mundial até começou a bateria da melhor forma, assegurando uma nota de 6.83, a sua segunda melhor, isto enquanto Bobby se mostrava algo desencontrado com as ondas. Contudo, Bobby acabou por encontrar duas boas ondas de sete pontos, que foram o suficiente para garantir a vitória. Slater ainda reagiu, conseguindo a sua melhor pontuação na penúltima onda, com 7.27 pontos, mas não evitou a eliminação precoce.

No heat seguinte, Jordy Smith e Josh Kerr protagonizaram mais um confronto emocionante, todavia quem levou a melhor foi mesmo o australiano. Assim, Kerr avançou para a quarta ronda com 13.86 pontos, enquanto Jordy foi eliminado com 13.17 em 20 pontos possíveis.

Fanning entrou no último heat do dia, tendo como adversário Raoni Monteiro, surfista que eliminara, na segunda fase, Tiago Pires. Raoni fez excelente uso do conhecimento local e, uma vez mais, causou uma grande surpresa ao superiorizar-se a Mick Fanning, com um total de 14.84. Desta forma, o australiano juntou-se a Slater e a Smith no grupo dos eliminados.

Jeremy Flores que terminou o ano de 2010 com uma vitória em Pipeline mas que teve um início de 2011 problemático, devido a uma lesão contraída na Austrália, foi o destaque da terceira ronda. O promissor surfista francês mostrou-se muito à vontade nas ondas do Rio de Janeiro e, com um total de 16.50, não deu qualquer hipótese a Adam Melling, eliminado com um score na casa dos 6 pontos. Destaque-se, ainda, a inteligente escolha de ondas de Flores, que tendo surfado apenas por quatro ocasiões, garantiu duas pontuações na casa dos 8 pontos.

Ainda assim, o melhor total combinado do dia foi garantido por Michel Bourez: uns extraordinários 19.10 na terceira ronda. Com duas ondas quase perfeitas, Bourez avançou para a quarta ronda e, não menos importante, eliminou o campeão deste evento em 2010, o brasileiro Jadson Andre.

Já na quarta ronda, Taj Burrow, Joel Parkinson, Josh Kerr e Owen Wilson, continuaram as suas excelentes campanhas, sendo de sublinhar que nenhum deles fez um score inferior a 16 pontos. Assim, estes quatro surfistas passaram directamente para os quartos-de-final, enquanto os restantes terão ainda oportunidade de surfar na ronda 5.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "LATER, SMITH E FANNING DE FORA DO BILLABONG RIO PRO". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3955:slater-e-smith-de-fora-do-billabong-rio-pro&Itemid=2, 19-05-2011[consult. 20-05-2011]

terça-feira, 17 de maio de 2011

VASCO RIBEIRO CAMPEÃO NAS CANÁRIAS


Terminou ontem a terceira etapa do Circuito Pro Júnior Europeu e o português foi o grande vencedor.
A taça do Islas Canárias Santa Pro Júnior voltou a ficar em Portugal, tal como aconteceu no ano passado com a grande vitória de Filipe Jervis.
Desta vez, o mérito foi do surfista da Poça de apenas 16 anos, Vasco Ribeiro.

De destacar ainda o resultado dos restantes portugueses que dominaram por completo este campeonato. Miguel Blanco, João Kopke e Francisco Alves perderam no round 4 em terceiro lugar, arrecadando um excelente 9º lugar. José Ferreira perdeu nos quartos-de-final man on man contra o seu amigo e posterior vencedor da prova, Vasco Ribeiro, no entanto. arrecadou um 5º lugar e 316 pontos. Por fim, Frederico Morais perdeu nas meias-finais contra William Alioti ficando com um fantástico 3º lugar e com mais 422 pontos no ranking que o levaram até à 7ª posição no ranking.

Foi vencendo heat atrás de heat, surpreendendo os juízes que o português Vasco Ribeiro chegou até a final, onde encontrou o francês, conhecido pelos seus aéreos reverses, William Aliotti. Na final, Vasco liderou desde o início, com o francês a mostrar algum nervosismo e a falhar as manobras finais.

Vasco começou com um 4.67 e um 5.23 deixando Aliotti a precisar de um 9.90. Em seguida aumentou a distância com mais um 6.67, a sua segunda melhor onda, e Alioti ficou a precisar de uma combinação, 11.90. Mais um 6.77 para Vasco, com uma excelente combinação de manobras de lip e a soltar muita água, e estava feito o seu score final, 13.44 pontos em 20 possíveis.

O francês a continuava em combinação a precisar de um 13.45, fez depois um 4.00 e um 5.03 ficando a precisar de um 8.41, nos minutos finais. A buzina tocou e a festa foi feita em português com a vitória de Vasco Ribeiro.

Com os 750 pontos arrecadados, Vasco Ribeiro e neste momento o líder do ranking europeu, quando faltam mais quatro etapas. Depois de um 5º lugar na Ilha Reunião, um 9º no Somo Pro Júnior e uma vitória neste nas Canárias que é de seis estrelas, Vasco segue na frente na corrida ao título e a presença na grande final internacional que definirá o campeão júnior do mundo.

Em segundo encontra-se William Aliotti que segue Vasco de muito perto com uma diferença de apenas 19 pontos. Tal como foi referido anteriormente estão no top 15, Frederico Morais na 7ª posição no ranking, Zé Ferreira está na 12ª posição e Francisco Alves na 13ª.

A próxima paragem do Circuito Pro Júnior Europeu é em San Sebastien para o Oakley Pro Junior San Sebastian de 21 a 24 de Julho.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "VASCO RIBEIRO CAMPEÃO NAS CANÁRIAS". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3927:vasco-ribeiro-na-final&Itemid=2, 16-05-2011[consult. 17-05-2011]

terça-feira, 10 de maio de 2011

BILLABONG PRO RIO PRESTES A CHEGAR


Fica com a antevisão do espectáculo que te espera nos últimos dias!

A poucos dias do início do Billabong Rio Pro, a 11 de Maio, o segundo vídeo do evento já está disponível e foca-se nas características das ondas do Rio de Janeiro e nos surfistas que já venceram a etapa brasileira.


O australiano Taj Burrow está entre os surfistas que coleciona mais vitórias no Brasil, tendo levantado o troféu em 1999, 2002 e 2004. Mas para repetir essas vitórias, este surfista terá de esforçar-se por bater o atual número 1 do mundo Kelly Slater, o número 2 Joel Parkinson, o atual campeão da etapa do ano passado Jadson André ou o herói nacional Adriano de Souza, entre outros nomes de peso da elite mundial.


O Billabong Rio Pro terá como palco principal a praia da Barra, que oferece ondas cavadas a quebrar num fundo de areia. Essas condições, aliadas a uma temperatura da água agradável, são ideais para um surf de alta performance e manobras progressivas.

De acordo com as previsões, uma das maiores ondulações de 2011 aproxima-se do Rio, seguida por outras duas ondulações mais pequenas.

Tudo indica que o regresso da cidade maravilhosa ao Circuito Mundial dará muito o que falar.


O Billabong Girls Rio Pro, quinta etapa do ASP World Tour feminino, será realizado simultaneamente e contará com as top 17 surfistas do mundo, mais 1 wildcard. O evento atribuirá $120.000 dólares e pontos valiosíssimos para o circuito feminino.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "BILLABONG PRO RIO PRESTES A CHEGAR". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3886:billabong-pro-rio-prestes-a-chegar&Itemid=2, 09-05-2011[consult. 10-05-2011]

NUNO TELMO E MARIA ABECASIS VENCEM NACIONAL UNIVERSITÁRIO


Terminou ontem, Domingo, o Campeonato Nacional de Surf Universitário que aconteceu em Ribeira d´Ilhas na Ericeira.
Uma vez mais, a organização deste evento esteve a cargo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e durante os dois dias realizaram-se 45 heats com a participação de cerca de 85 atletas, estudantes de todo o país.

Tal como a SurfTotal tinha noticiado, no primeiro dia o mar apresentou-se com condições difíceis e bastante desordenado, com ondas entre 0,5m e 1m, com vento predominante de oeste o que dificultou bastante alguns heats. Maria Abecasis e Philipp Katzenstein foram os destaques do primeiro dia.

Já no Domingo, conforme a previsão já apontava, assistiu-se a uma subida de mar o dia inteiro, e a prova terminou com ondas de 1.5m, com sets de 2m, vento onshore, muita corrente e as direitas de Ribeira d'Ilhas a proporcionarem bons momentos de surf por parte de vários dos surfistas em prova.

Entre os 90 inscritos da prova, destaque para alguns surfistas universitários da Liga Pro Surf, quase todos nas fases mais adiantadas da prova, que, durante a manhã de Domingo, presentearam o público com bons momentos de surf.

Com estas condições viu-se surf com muita qualidade tanto no masculino como no feminino, acabando a vitória por sorrir, entre as senhoras, a Maria Abecasis, que deixou a actual campeã nacional Francisca Santos em segundo, Diana Matos em terceiro e Joana Rocha em quarto.

No masculino, o experiente Nuno Telmo também venceu, deixando Paul Grey em segundo, João Pinto em terceiro e Martin Gonçalves em quarto.

A Universidade Nova foi a grande vencedora deste evento, levando assim o troféu para casa.

A prova contou com a habitual Tenda Clínica e com a Segurança Aquática, durante todo o período de campeonato. A entidade SOS Salvem o Surf, também esteve presente Sábado e Domingo, promovendo a sensibilização para as questões ambientais e para a preservação das nossas ondas.


Grande destaque para o momento Lounge, no Sábado ao final do dia, com a genuína banda Black Mamba a tocar ao vivo no Ribeira Surf Camp, cuja actuação surpreendeu toda a gente, sendo mesmo um dos destaques de todo o final de semana.


O Ribeira Surf Camp, acabou por ser um dos parceiros fundamentais do evento, não só ao nível da alimentação do staff, como também ao nível do espaço para a Zona Lounge, altura em que a música ao vivo aconteceu. O ambiente descontraído, envolvido em praia, Surf e muitas caras bonitas, que se vive no Ribeira Surf Camp, proporcionou bons momentos ao Campeonato Universitário.


O organizador da prova, Sandrinho Maximiliano da Universidade Lusófona, afirmou que "foi o campeonato mais dificil de organizar para mim, a tempestade de sexta à noite partiu a estrutura quase toda, quase não dormi nessa noite, Sábado de manhã tivemos que providenciar uma estrutura alternativa e provisória e apenas Domingo funcionámos em regime normal. O apoio do Ericeira Surf Clube e do Ribeira Surf Camp foram fundamentais", questionado em relação aos patrocinadores da prova e ao futuro do campeonato universitário, Sandro Maximiliano diz "a Rip Curl foi fundamental mais uma vez, tem sido uma presença muito consistente neste projecto e também por ser o meu patrocinador, torna as coisas mais interessantes. A Câmara de Mafra, também foi um parceiro fantástico, não só pelo interesse que continuam a demostrar pelo Surf, mas também pela presença durante prova, assegurando todas as necessidades do evento, sem eles teria sido muito mais dificil colocar a prova de pé em Ribeira d'Ilhas. A Natiris, já arredada do Surf há algum tempo, rejuvenesceu este ano e apareceu novamente, perspectivando mais presenças no futuro, e isso é óptimo!!! Para o ano, estamos de volta, continuo com vontade e motivação para desenvolver o Surf Universitário, é o meu ambiente, é um projecto com um potencial gigante e eu acredito imenso nisto".


Esta foi uma prova oficial da Federação Académica do Desporto Universitário - FADU, entidade que acompanha muito de perto este projecto desde o início e que apoia o Surf como uma das modalidade de destaque da actualidade do Desporto Académico.


Masculino:
1º - Nuno Telmo AEFMH
2º - Paulo Grey UNL
3º - João Pinto U. Lisboa
4º - Martim Gonçalves UNL

Feminino:
1ª – Maria Abecasis UNL
2ª – Francisca Santos UNL
3ª – Diana Matos AAUL
4ª – Joana Rocha AEIST

Este evento teve o apoio da Rip Curl e da Natiris, e os dois campeões universitários receberam, cada um, uma prancha McKee. A organização teve também o apoio logístico do Ericeira Surf Clube.



Referências bibliográficas:

SurfTotwl.com, "NUNO TELMO E MARIA ABECASIS VENCEM NACIONAL UNIVERSITÁRIO". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3877:nuno-telmo-e-maria-abecasis-vencem-nacional-universit%C3%A1rio&Itemid=2, 09-05-2011[consult. 10-05-2011]

sexta-feira, 1 de abril de 2011

SOS - SALVEM O SURF PRECISA DE VOLUNTÁRIOS


Junta-te a esta movimento!
O movimento SOS - Salvem o Surf está em franco crescimento, como tal também o trabalho vai aumentando e a necessidade de ajuda igualmente.

Para te tornares voluntário basta ires ao site, preencher a ficha de inscrição, anexar, se possível, o curriculum vitae, e enviar para os responsáveis.

Assim, os dados ficam na base de dados para que o SOS - Salvem o Surf entre em contacto cada vez que for necessário, seja para equipas técnicas ou para a organização de eventos, isto numa altura em que as actividades do Verão de 2011 já estão a ser preparadas.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "SOS - SALVEM O SURF PRECISA DE VOLUNTÁRIOS". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3632:sos-salvem-o-surf-precisa-de-volunt%C3%A1rios&Itemid=18J, 30-03-2011[consult. 01-04-2011]

SUPERBRAND TRAZ ADRIEN TOYON A PORTUGAL


O surfista proveniente da Ilha Reunião estará em Portugal a partir de hoje, 5ª feira, dia 31 de Março.
A SUPERbrand Europe anunciou que o seu atleta Adrien Toyon vai estar em Portugal a partir de hoje, 5ª feira e durante cerca de uma semana. Neste período de tempo vamos poder encontrar o jovem surfista da Ilha Reunião a surfar pelas nossas praias.

Adrien foi criado nas épicas esquerdas da ilha da Reunião e tornou-se um surfista com muito power e uma técnica bastante apurada. É um dos membros da nova geração de atletas francófonos que compete actualmente no WQS.

Idade: 20 anos;
Local favorito: Qualquer um desde que tenha ondas boas!
Banda favorita: Gosto muito de música reggae, não tenho particularmente banda favorita;
Comida favorita: A comida da Mãe!
Hobbies: Jiu-Jitsu, Boxe, Comer, Mecânica…
Surfista favorito: Os meus amigos.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "SUPERBRAND TRAZ ADRIEN TOYON A PORTUGAL". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3636:superbrand-traz-adrien-toyon-a-portugal&Itemid=2, 31-03-2011[consult. 01-04-2011]

terça-feira, 29 de março de 2011

GONY ZUBIZARRETA DESTACA-SE NA NOVA ZELÂNDIA

O espanhol foi um dos destaques do dia de ontem e avançou para os quartos-de-final. Devido à falta de ondulação a prova hoje, não aconteceu.
O quinto dia de competição do O´Neill Cold Water Classic que se realiza em Gisborne na Nova Zelândia de 23 a 29 de Março, ficou marcado por prestações dos surfistas de topo, que mostraram um surf bastante inovador e radical.

A buzina soou com um certo atraso devido às condições. Ondas de meio metro começaram a surgir a meio da manhã, permitindo aos surfistas entrarem em acção, desta vez de regresso à praia de Pines.

As honras do dia dividem-se entre a Austrália e o Brasil com três surfistas cada um nos quartos-de-final e ainda o Espanhol, Gony Zubizarreta e o francês, Joan Duru.

Dos australianos, os heróis foram Adam Melling, Stu Kennedy e Tom Whitaker que dominaram completamente os seus heats, passando à fase seguinte.

Da comitiva brasileira, de destacar a excelente prestação de Thiago Camarão, que tem estado na ribalta desde o início do campeonato. Thiago competiu contra o seu compatriota Tomás Hermes e venceu com uma combinação quase perfeita: um 8.00 e um 9.17. O score final de 17.17 foi o melhor do quinto dia deste WQS de seis estrelas.

Willian Cardoso protagonizou um heat renhido contra Brent Dorrington (AUS) e venceu, carimbando o passaporte para os quartos-de-final. Miguel Pupo foi o último brasileiro a entrar em prova e teve a mesma sorte dos outros dois, contando o Brasil, neste momento, com três candidatos à vitória.

O espanhol Gony Zubizarreta competiu no segundo heat do dia contra Jerónimo Vargas (BRA), assumindo a liderança desde os primeiros minutos. Gony destruiu por completo uma direita, onde mostrou um surf maduro e confiante, e obteve um 8.01 em 10 possíveis. O espanhol está motivado e quer obter os tão ambicionados 3.000 pontos no ranking único. Nos quartos-de-final Gony tem pela frente o australiano Adam Melling.

Por último, e para reforçar a armada europeia, o francês Joan Duru também dominou o seu heat contra Tim Macdonald (AUS), vencendo com um score de 13.40.

Hoje e devido à falta de ondulação, a organização decidiu cancelar o evento e adiar o seu recomeço para amanhã, o último dia do período de espera.

O campeão do O´Neill Cold Water Classic Nova Zelândia será coroado amanhã e será um destes oito surfistas:

Heat 1 - Adam Melling, AUS vs Gony Zubizarreta, ESP
Heat 2 - Joan Duru, FRA vs Tom Whitaker, AUS
Heat 3 – Willian Cardoso, BRA vs Thiago Camarao, BRA
Heat 4 - Miguel Pupo, BRA vs Stu Kennedy, AUS


Referências bibliográficas:

SurfTotal, "GONY ZUBIZARRETA DESTACA-SE NA NOVA ZELÂNDIA". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3618:gony-zubizarreta-destaca-se-na-nova-zel%C3%A2ndia&Itemid=2, 28-03-2011(consult.29-03-2011)

terça-feira, 15 de março de 2011

CIRCUITO SAMADI VIU CONCLUÍDA A 1ª ETAPA DO ANO


Com o patrocínio principal da Samadi e organização do Centro Internacional de Surf, esta etapa contou com a participação de 91 inscritos.
Na final sub 18, Francisco Alves não deu qualquer hipoteses à concorrência, apresentando surf de alto nível, deixando Pedro Paulinetti em 2º, Vasco Martinha em 3º e Tito Costa em 4º lugar.

Nas meninas a vitória sorriu a Keshia Eyre, na segunda posição ficou Melissa Queiroz, em terceiro Kira Groen e em quarto lugar a local da praia Maria Gonçalves.

Pedro Pi foi o vencedor na categoria Sub 16, deixando André Faria em segundo, o local da praia, Eduardo Moita, em terceiro e em quarto José Lucas.

Nos Sub 14, Guilherme Fonseca venceu facilmente a final deixando Antonio Duarte em segundo, Francisco Almeida em terceiro e Tiago Santos em quarto.

Nos Sub 12 a vitória sorriu a Vasco Mónica. A grande revelação da prova foi a pequena “grande” surfista Teresa Bonvalot que ficou em segundo numa competição de meninos. O terceiro lugar foi para Gustavo Matos e Mateus Beleza ficou em 4º lugar.

A próxima etapa está marcada para o fim de semana de 9 e 10 de Abril na Praia do CDS, Costa de Caparica.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "CIRCUITO SAMADI VIU CONCLUÍDA A 1ª ETAPA DO ANO". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3536:circuito-samadi-viu-conclu%C3%ADda-a-1%C2%AA-etapa-do-ano&Itemid=2, 14-03-2011(consult. 15-03-2011)

TERESA,DAVID E JUSTIN REGRESSAM DO SENEGAL


Após cerca de 12 dias nas ondas de Dakar, eis que a expedição encabeçada por Teresa Abraços regressa a casa!

A República de Senegal encontra-se ao oeste de África, limitada ao oeste com o Oceano Atlântico, ao leste com o Mali, ao norte com a Mauritania e ao sul com a Guiné Equatorial. Ocupa uma superfície de 196.192 quilômetros quadrados que estão repartidos em 10 regiões administrativas.

Aqui habitam cerca de 8 milhões e meio de pessoas. A maioria da população concentra-se nas regiões ocidentais e centro. A taxa de crescimento anual é de 2,6%. A esperança de vida situa-se em torno dos 44 anos, a alfabetização de adultos atinge cerca de 10%.

Vamos às ondas:

Mesmo com as condições das ondas abaixo do potencial que as torna tão famosas, os nossos viajantes puderam desfrutar da qualidade e variedade dos spots senegaleses em Dakar :


Vivier, uma enseada com dois reefs em cada extremidade, uma direita e uma esquerda, ambas proporcionando bons tubos; o reef da praia privativa do Hotel Meridien, a onda mais consistente, embora exposta ao vento dominante de Norte, on-shore; Club Med, um point-break de direita, onda rápida e rasa, e com potencial para grandes tubos com ondulações maiores. Teresa, Justin e David visitaram também a onda de Ouakam, reef de classe mundial, com uma direita longa e tubular, mas que sendo uma praia abrigada necessita de uma ondulação grande para funcionar, o que não sucedeu nesta viagem.


Como vem sendo hábito nas viagens organizadas pela Teresa Abraços, também esta não se resumiu só ao Surf, entre muitas actividades, salienta-se a visita a uma escola primária num bairro pobre de Dakar onde entregam às crianças mochilas, bonés, cadernos e canetas, tendo sido entusiasticamente recebidos por todos, incluindo professores e pais que também se juntaram para acolhê-los.

Um dos pontos altos desta viagem foi também a visita do grupo a um estádio Municipal em Dakar, onde se realizou um acontecimento procurado por multidões, este era o desporto numero 1 do Senegal, o Ziguinchorum, género de uma luta Greco Romana que leva milhares de pessoas aos estádios de Dakar!

No último dia antes da partida foram recebidos pelo Embaixador de Portugal no Senegal com quem tiveram a oportunidade de partilhar impressões sobre este País e o seu povo simpático, acolhedor e dinâmico - Dakar é o centro de negócios para toda aquela zona da África Ocidental, motor de desenvolvimento do País.

No momento da partida os nossos surfistas já estavam com saudades do Senegal, particularmente da forma fantástica como foram acolhidos pelos seus anfitriões, Filipe Morango e Guadalupe Megre, que fizeram tudo e mais alguma coisa para que passassem uns excelentes dias.

Esta viagem contou com o precioso patrocínio da TAP Portugal, na oferta não só das viagens mas também do transporte da carga com o material destinado às crianças.


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "TERESA,DAVID E JUSTIN REGRESSAM DO SENEGAL". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3540:teresadavid-e-justin-regressam-do-senegal&Itemid=2, 14-03-2011(consult. 15-03-2011)

sexta-feira, 11 de março de 2011

KELLY SLATER VENCE QUIKSILVER PRO 2011


O Surfista de 39 anos da Flórida, dominou a final e conquistou o título 2011 do 1ª Etapa do World Tour.

As ondas estiveram pequenas(meio a um metro com vento onshore) e um pouco inconsistentes em Snapper Rocks, no heat final do Quiksilver Pro 2011. Taj Burrow, vencedor da mesma prova em 2010 ficou-se pela segunda posição, demonstrando elevadas performances até ao momento da grande final!

Kelly Slater por sua vez, venceu e convenceu, surfando da melhor forma as difíceis condições, as quais se pode dizer assemelharem-se aquelas que quebram muitas das vezes na sua terra natal, Florida!

Na final contra Taj Burrow, Slater garantiu a liderança nos primeiros minutos, estratégia que o campeão do mundo adoptou durante todo o campeonato. Depois foi manter essa liderança e aumentar a distância do seu adversário. Nos minutos finais, Taj precisava de um 7.27 e por pouco não conseguia essa nota, teve um 7.17. A precisar de uma nota baixa, um 4.03, o som da buzina ditou o vencedor, Kelly Slater.

A melhor onda do campeonato foi a de Joel Parkinson, 9.67, e o surfista mais rápido, Mick Fanning com um recorde de 39.1km/h no round 1.

O Português Tiago Pires começou o ano da melhor forma igualando o seu melhor resultado de sempre numa prova do World Tour, o 3º posto.

A próxima paragem do World Tour será o prestigiado Rip Curl Pro em Bells Beach, Austrália, de 19 a 30 de Abril.


Referências bibliográficas:

SurfTotal, KELLY SLATER VENCE QUIKSILVER PRO 2011. http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3496:kelly-slater-vence-quiksilver-pro-2011&Itemid=2, consult. 09-03-2011[consult. 11-03-2011]

TIAGO PIRES É 3º NO QUIKSILVER PRO




Tiago Pires a começar bem o ano.ASP
Depois de ter eliminado o australiano Matt Wilkinson nos quartos-de-final, Saca não conseguiu ser superior ao 10x campeão do mundo, Kelly Slater.

Após derrotar o jovem australiano de 22 anos Matt Wilkinson nos quartos de final, "Saca" defrontou o 10 x campeão do Mundo, Kelly Slater na primeira meia final do Quiksilver Pro Gold Coast.

Slater deixou o português em combinação durante todo o heat, e Saca admitiu que as condições estavam difíceis e bem diferentes do heat anterior e que procurou por tubos mas a onda não correspondia. Sendo assim o português terminou com um score de 8.20 e Kelly Slater com 16.77.

O Português Tiago Pires começou o ano da melhor forma igualando o seu melhor resultado de sempre numa prova do World Tour, o 3º posto! Em declarações no seu Facebook Saca disse: "Não foi um mau começo de ano! Pena as ondas estarem tão manhosas neste heat. Um grande obrigado a todos vocês pela força. Até breve."

Saca encontra-se agora na terceira posição do ranking do ASP World Tour e mais do que preparado para a segunda etapa, Rip Curl Pro Bells Beach, de 19 a 30 de Abril.


Referências bibliográficas:

SurfTotal, "TIAGO PIRES É 3º NO QUIKSILVER PRO". http://www.surftotal.com/, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3494:tiago-pires-j%C3%A1-est%C3%A1-nas-meias-finais-do-quik-pro&Itemid=2, 09-03-2011[consult. 11-03-2011]

sexta-feira, 4 de março de 2011

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONGRATULA NOMEAÇÃO DA ERICEIRA A RESERVA MUNDIAL DE SURF


O Presidente da República sublinhou o valor mundial da Ericeira.


Na sequência da elevação da Ericeira a Reserva Mundial de Surf a 25 de Fevereiro deste ano, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, congratulou todos aqueles que estiveram envolvidos no processo de candidatura, sublinhando as qualidades da Ericeira, enquanto um dos principais centro de surf mundial.

Fica com esta mensagem, sinal do impacto e reconhecimento do surf na vida nacional:

"O mar é um oceano de vastos recursos. De recursos económicos e ambientais, sem dúvida. Mas também de recursos que, contendo um inegável valor material, possuem um alcance distinto. Por um lado, porque contribuem para a afirmação e projecção da imagem externa de portugal. Por outro lado, porque favorecem o desenvolvimento de práticas e estilos de vida saudáveis, em que o desporto e o contacto com a Natureza se afiguram como elementos essenciais.


Desde há muito que a Ericeira é considerada uma das regiões do mundo mais aptas para a prática do surf. Trata-se de uma mais-valia que devemos aproveitar, sabendo do entusiasmo que milhares de jovens e, menos jovens, colocam na prática desta modalidade. A consagração da Ericeira como reserva natural do surf vem confirmar o que há muito diziam os fervorosos adeptos de um desporto que é feito de destreza e perícia mas, sobretudo, de paixão pelo mar.

Noutros lugares da nossa costa, a prática do surf encontra-se integrada no circuito mundial da modalidade. Ao vigor das ondas junta-se a amenidade do clima, condições que representam um enorme potencial que, do onto de vista turístico, deve ser valorizado. Os amantes do surf não conhecem fronteiras. Vão até aos lugares mais remotos em busca da onda perfeita. E de muitas e perfeitas ondas é feito o mar da Ericeira.


Portugal deve acarinhar a prática dos desportos náuticos pelo contributo que estes dão para a sua imagem no exterior. Quando se fala do surf nas nossas praias, falamos de muito mais do que um desporto: evocamos um estilo de vida e uma relação com o mar que para nós, portugueses, é natural e ancestral. A consagração da Ericeira como reserva do surf deve ser exemplo e servir de estímulo a todos os que aspiram a um país ambientalmente mais saudável e com uma melhor qualidade de vida.


Saúdo os que promoveram esta candidatura vitoriosa, bem como todos os praticantes do surf. Desejo-lhes que aproveitem as ondas do Atlântico. Saibam merecer, com talento e esforço, estes grandiosos mares que estão tão perto do vosso alcance."




Referências bibliográficas:

SurfTotal, "PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONGRATULA NOMEAÇÃO DA ERICEIRA A RESERVA MUNDIAL DE SURF". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3469:presidente-da-rep%C3%BAblica-congratula-nomea%C3%A7%C3%A3o-da-ericeira-a-reserva-mundial-de-surf&Itemid=2, 03-03-2011[consult.04-03-2011]

terça-feira, 1 de março de 2011

PURO SURF PROMOVE CLÍNICA DE CARNAVAL


Puro Surf - Boardsports Academy, escola sediada na Praia da Riviera, Caparica, comemora as férias do Carnaval a surfar.


Nos próximos dias 7, 8 e 9 de Março (entre 2ª e 4ª feira que vem), período de férias escolares, a Puro Surf vai levar a cabo uma Clínica de Surf destinada a alunos entre os 8 e os 18 anos.

Esta Clínica inclui:
- 2 aulas de Surf por dia (manhã e tarde);
- Equipamento incluído;
- Transporte Casa – Praia – Casa;
- Almoço no Restaurante Praia da Riviera;
- Cd com fotografias dos 3 dias de Clínica;
O valor para cada participante são 100€. As vagas são limitadas e podes contactar a Puro Surf através do email purosurfacademy@gmail.com ou do número de telemóvel 91 732 66 13.
Ao clicares no link imediatamente abaixo podes visitar o site da Puro Surf e saber um pouco mais sobre esta Escola, reconhecida pela Federação Portuguesa de Surf e sediada na Praia da Riviera (Caparica).



Referências bibliográfias:

SurfTotal, "PURO SURF PROMOVE CLÍNICA DE CARNAVAL". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3448:puro-surf-promove-cl%C3%ADnica-de-carnaval&Itemid=2, 01-03-2011[consult. 01-03-2011]

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dane Reynolds, Mick Fanning, Taylor Knox, Martin Potter, Tiago Pires, José Gregório e Aécio Flávio em SANTO AMARO DE OEIRAS - PORTUGAL

Todos esses grandes surfistas estavam a surfar na terça-feira, dia 15 de fevereiro de 2011, na praia de Santo Amaro de Oeiras, em Portugal! Confiram!

http://www.youtube.com/watch?v=OM2YxfN52cA

http://www.youtube.com/watch?v=OM2YxfN52cA

http://www.youtube.com/watch?v=OM2YxfN52cA

http://www.youtube.com/watch?v=OM2YxfN52cA

http://www.youtube.com/watch?v=OM2YxfN52cA

http://www.youtube.com/watch?v=OM2YxfN52cA

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

HANG LOOSE PRO INÍCIA ÉPOCA DOS ASP WORLD PRIME


É já amanhã, 3ª feira, que tem início o primeiro evento prime do ano. O Hang Loose Pro disputa-se em Fernando de Noronha.



O Hang Loose Pro Contest, um dos campeonatos mais antigos da América do Sul, festeja o seu 25º aniversário este ano e será ao mesmo tempo a primeira etapa do ASP World Prime. A prova começa já amanhã, 3ª feira, dia 15.

Válido como etapa de nível 6 estrelas Prime do WQS, o evento deste ano acontece entre os dias 15 e 20 de Fevereiro na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha, Brasil.

Desde o ano 2000 que o Hang Loose Pro é disputado naquela ilha do nordeste brasileiro. Em onze edições do Hang Loose Pro Contest em Noronha foram disputadas 795 baterias. O recordista desta prova é Wilson Nora, que já vestiu a licra de competição na ilha por 36 vezes. Guilherme Herdy e Marcelo Trekinho, que não competirão nesta edição de 2011, disputaram 34 baterias e com 32 baterias estão empatados outros três brasileiros: Danilo Costa, André Silva e Raoni Monteiro.

É precisamente a este último surfista (que volta a figurar na elite do Surf Mundial em 2011) que pertence o recorde de baterias ganhas em Fernando de Noronha. Raoni venceu por vinte vezes, contra dezanove de Guilherme Herdy e André Silva.

O mesmo Raoni Monteiro ainda é detentor de outra marca importante: é o único a conseguir três finais consecutivas em toda a história do campeonato desde 1986. Venceu a edição de 2008 e também na Cacimba do Padre foi vice campeão em 2009 contra Bruno Santos e em 2010 contra o norte americano CJ Hobgood.

O campeão do Mundo de 2001 vai defender o título desta prova mas Raoni Monteiro preferiu antecipar a sua ida para a Austrália à procura de uma melhor preparação para o seu regresso ao ASP World Tour.

“Realmente é uma pena porque eu adoro Fernando de Noronha e nem sabia desse recorde. Gostava muito de dar continuidade a essa história mas o evento este ano ficou muito perto da etapa de abertura do ASP World Tour e eu quero chegar um pouco antes na Austrália para adaptar-me ao fuso horário e às condições do mar na Gold Coast, onde começa a temporada (de 26 de Fevereiro a 9 de Março com o Quiksilver Pro)”, explicou Raoni Monteiro ao site brasileiro Waves.

A Surftotal vai acompanhar o Hang Loose Pro que conta com a presença do alemão residente em Portugal, Marlon Lipke e ainda dos “nuestros hermanos” Gony Zubizarreta, Aritz Aramburu e Hodei Collazo.



Referências bibliográficas:

Surftotsl, "HANG LOOSE PRO INÍCIA ÉPOCA DOS ASP WORLD PRIME". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3356:hang-loose-pro-in%C3%ADcia-%C3%A9poca-dos-asp-world-prime&Itemid=2, 14-02-2011[consult. 15-02-2011]

PURO SURF PROMOVE BOAT TRIP ÀS MALDIVAS


Dada a elevada procura e o número de participantes interessados, haverão duas viagens, uma com partida de Lisboa no dia 12 e regresso a 21 de Abril e outra com partida a 20 e chegada a 29 de Abril.

A Puro Surf – Boardsports Academy estará um total de 16 dias a bordo do GTM Cruiser (www.gtmcruiser.com), um barco de 28 metros de comprimento, muito espaçoso, com WC privativo e A/C em cada cabine, acesso à internet e todos os pequenos luxos que se podem imaginar para surfar confortavelmente algumas das ondas mais perfeitas do Mundo.

Apesar de ser um barco com capacidade para 21 pessoas as vagas estão limitadas a 16 participantes por semana para se poder usufruir comodamente do espaço a bordo e para o “crowd” não ser demasiado.

O pack desta viagem inclui vôo Lisboa / Malé / Lisboa com escalas em Londres e Colombo, 7 noites no GTM Cruiser em regime de pensão completa e exclusivo para a Puro Surf, uma garrafa de 1,5l de água mineral por dia, café e chá à descrição, transferes de e para o aeroporto, pequeno barco de apoio para transporte até aos picos, entre outros pequenos extras.

Além de alunos da Puro Surf a comitiva é composta pelo Treinador Nuno Sequeira e por amigos da conceituada escola sediada na Praia da Riviera, Costa de Caparica.

Apesar da segunda semana estar lotada, ainda existem vagas por preencher na primeira semana, entre 12 e 21 de Abril. Se quiseres fazer parte desta viagem ao paraíso das ondas contacta a Puro Surf através de email ( purosurfacademy@gmail.com) ou telefone (917326613).

Podes consultar fotos da viagem do ano passado no link imediatamente.


Referências bibliográficas:

SurfTotal, "PURO SURF PROMOVE BOAT TRIP ÀS MALDIVAS". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3357:puro-surf-promove-boat-trip-%C3%A0s-maldivas&Itemid=2, 14-02-2011[consult. 15-02-2011]

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Circuito SAMADI 2011 irá decorrer entre Fevereiro e Outubro, na Costa de Caparica na Praia do CDS


Com quatro etapas agendadas, esta competição promete mais uma vez descobrir e contribuir para a confirmação de novos talentos da Costa de Caparica e do surf nacional.

Com o patrocínio principal da SAMADI e organização do Centro Internacional de Surf o Circuito Samadi destina-se aos surfistas que pretendam iniciar a preparação para as provas nacionais e a descoberta de novos talentos. Foi aliás este mesmo circuito que lançou muitos dos grandes nomes do surf nacional da actualidade, como David Luís, João Antunes, Francisco Rodrigues, Hugo Zagalo, Nuno Matta, Francisca Santos e muitos outros.

Este ano com muitas novidades e um circuito orientado para a nova geração de surfistas, assim estarão em competição as categorias Sub12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Sub 18 Fem, que irão competir num total de 4 Etapas, onde a primeira servirá de arranque para a prova do Circuito Nacional de Surf Esperanças que se realizara na praia do CDS de 4 a 6 de Março.

A grande novidade para 2011 é a realização da competição longboard, numa prova que vai decorrer durante o mês de Maio e que será integrada na prova Open (surf open, master, longboard e surf feminino).

CIRCUITO JUNIOR 2011 PROVA OPEN
19/20 Fev Praia do CDS 21/22 Maio Praia CDS
12/13 Março Praia do CDS
09/10 Abril Praia do CDS
29/30 Out Praia do CDS



Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "O Circuito SAMADI 2011 irá decorrer entre Fevereiro e Outubro, na Costa de Caparica na Praia do CDS". http://www.surftotal.com/pt/, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3321:circuito-samadi-2011-na-costa-de-caparica&Itemid=2, 07-02-2011[consult.08-02-2011]

A temporada 2011 do ASP World Tour arranca daqui a três semanas com o Quiksilver Pro Gold Coast.


Naturalmente, haverá o interesse contínuo em Kelly Slater, a sua retirada ou não e se irá atrás do seu décimo primeiro título mundial. Além disso, teremos a eterna questão acerca da possibilidade dos australianos Joel Parkinson e Taj Burrow terem argumentos para chegar ao que perseguem há vários anos, a coroa de campeão do Mundo.

Vamos também poder assistir ao evento milionário da Quiksilver em Nova York, ao “corte” dos atletas no meio da época e ainda a uma lista de estreantes no Tour super talentosos à procura de um lugar ao sol.

A revista australiana Surfing Life decidiu falar com alguns dos Top 34 e perguntar-lhes o que acham que a nova temporada nos irá trazer.

Kelly Slater
Este ano, no Tour... Vou utilizar os “mind games” com todos. Jordy Smith vai chegar mais vezes aos Quartos de Final. Dane Reynolds e Owen Wright vão ganhar eventos. O Pai do Owen vai sofrer e chorar muito por ter que carregar todas as pranchas que o filho partir. Mick Fanning e Taylor Knox vão fazer-nos sentir a todos fora de forma.

Parko eventualmente não se irá lesionar. Andy Irons ainda será melhor tuberider de backside do que todos nós. Jadson André vai conseguir acertar um air reverse.

Bede Durbidge
Este ano, no Tour... o Campeão do Mundo será australiano.

Julian Wilson
Este ano, no Tour... em todos os locais que haverá uma prova terá que haver pelo menos um dia sem campeonato. No de New York teremos modelos da Victoria's Secret a desfilar na praia.

Ace Buchan
Este ano, no Tour... vai ser excelente porque vou viajar com Wilko (Matt Wilkinson) novamente!

CJ Hobgood
Este ano, no Tour… Por favor, não me perguntem se eu gosto do Round 4! É um desperdício de tempo.



Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "A temporada 2011 do ASP World Tour arranca daqui a três semanas com o Quiksilver Pro Gold Coast.". ,http://www.surftotal.com/pt/, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3320:este-ano-no-asp-world-tour&Itemid=2, 07-02-2011[consult.08-02-2011]

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Surftotal esteve à conversa com o actual Campeão Nacional Sub 12, João Moreira. Lê a entrevista imediatamente abaixo.



Surftotal: Além das competições, quais são os teus objectivos para 2011?
João Moreira: Ter uma boa forma física e fazer viagens.

Surftotal: Como vês a tua carreira daqui a alguns anos. Competidor ou Freesurfer?
J.M: Competidor.

Surftotal: Como descreves o teu surf?
J.M.: Power, radical e rápido.

Surftotal: Quais as principais viagens que já fizeste e que gostavas de fazer ao longo da tua carreira?
J.M: Já fui a França e gostava de ir à Austrália, Indonésia, Maldivas, Hawaii e Mentawais.

Surftotal: Na tua opinião, quais são as melhores ondas em Portugal?
J.M.: Coxos, Carcavelos, Caxias e alguns secret spots lá de baixo (Algarve).

PERFIL:
Nome completo: João Guilherme Matos Pereira Gonçalves Moreira
Idade: 11 anos
Nascimento: 1999/03/13
Praia: Carcavelos
Manobra preferida: Tubo
Ídolos: Dane Reynolds, Jordy Smith e Julian Wilson
Filme de surf: Modern Collective e Sounds Good
Música: Two Door Cinema Club - I Can Talk
Melhor resultado: Campeão Nacional Sub-12. Fiz todas as finais no meu 1º ano de competição.
Quando não está a surfar: Estou a andar de skate, com os amigos ou a comer.
Patrocínios e Apoios: Volcom, Bana, Red Eyes Surfboards
Shaper: Rabbit
Medidas preferidas: 5´2 x 16 e o resto é top secret (eheh)
Mensagem a deixar: Todos devemos ser verdadeiros e humildes


Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "A Surftotal esteve à conversa com o actual Campeão Nacional Sub 12, João Moreira. Lê a entrevista imediatamente abaixo.". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3274:entrevista-jo%C3%A3o-moreira&Itemid=14, 30-01-2011[consult. 01-02-2011]

"Salvar Ondas e Orlas Costeiras - Exemplos da Califórnia” é o nome do novo ciclo de conferências SOS Salvem o Surf.


Estão já confirmadas as primeiras datas e locais para o ciclo de conferências Salvar Ondas e Orlas Costeiras - Exemplos da Califórnia, organizada pelo S.O.S. - Salvem o Surf. Os eventos contam com a participação de duas personalidades do mundo do surf e do activismo ambiental: Mark Massara, advogado e director do programa costeiro do Sierra Club que levou por exemplo à preservação do ambiente envolvente da praia de Trestles, e João De Macedo, surfista de ondas grandes e co-fundador do programa de Reservas Mundiais de Surf. O S.O.S. irá se representar na conferência pelo Prof. Pedro Bicudo (Presidente do S.O.S.) que partilhará infelizes exemplos de “ondas perdidas” na última década para o surf em Portugal.

O primeiro evento terá lugar no dia 12 de Fevereiro, na Ericeira, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva e contará também com a participação do Eng. Hélder Sousa Silva (Vereador da Câmara Municipal de Mafra) que irá falar da candidatura da Ericeira a Reserva Mundial de Surf. A segunda conferência será realizada no dia 14 de Fevereiro, no Instituto Superior Técnico em Lisboa.

A Figueira da Foz irá receber a equipa SOS dia 19 de Fevereiro, estando em coordenação com a Câmara Municipal da Figueira e a Associação de Surf da Figueira da Foz para definir o local do evento. Finalmente a Câmara Municipal de Peniche e outros parceiros locais também já confirmaram que estão interessados em serem a região a fechar este ciclo de conferências e promover os conhecimentos e debate sobre defesa das orlas costeiras a serem desenvolvidos pela SOS.

Os eventos serão de admissão gratuita com horário pós-laboral e formato compacto de 90 minutos.



Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, ""Salvar Ondas e Orlas Costeiras - Exemplos da Califórnia” é o nome do novo ciclo de conferências SOS Salvem o Surf.". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3273:ciclo-de-confer%C3%AAncias-sos-salvem-o-surf&Itemid=2, 30-01-2011[consult. 01-02-2011]

O português Vasco Ribeiro terminou o Hurley Pro Júnior num excelente 9º lugar.


Após um longo dia de prova onde disputou três baterias, Vasco Ribeiro acabou por ser eliminado na sua última bateria do dia, já no Round of 16, os quartos de final ainda com baterias de quatro atletas.

Vasquinho ficou em 3º lugar no heat atrás do brasileiro Krystian Kymerson e do australiano Ryan Callinan, primeiro e segundo classificados, mas ainda assim à frente da estrela australiana Dean Bowen.

Com esta classificação Vasco termina o mais valioso de todos os eventos Pro Júnior em 9º lugar, amealhando 920 pontos e 1000 dólares australianos.

Na fase anterior, Vasco Ribeiro tinha estado bastante bem ao vencer o heat do Round of 32 com um score de 13.50 pontos (num máximo de 20), à frente do mediático norte americano Conner Coffin, do neo zelandês Alex Dive e do australiano Cooper Chapman, 2º, 3º e 4º classificados na bateria, respectivamente.

A prova deverá terminar amanhã, Domingo, quando for a nossa madrugada em Portugal. O check in está marcado para as 8h locais, 22h de hoje em Portugal. Acompanha o último dia de prova em directo e a cores através da Surftotal.

Referências bibliográficas:

SurfTotal.com, "O português Vasco Ribeiro terminou o Hurley Pro Júnior num excelente 9º lugar.". O português Vasco Ribeiro terminou o Hurley Pro Júnior num excelente 9º lugar., http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3272:vasco-ribeiro-termina-em-9%C2%BA-lugar-na-austr%C3%A1lia&Itemid=2, 30-01-2011[consult. 01-02-2011]

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ÁFRICA PARAÍSO INEXPLORADO, ATÉ QUANDO?


Quando Alfred Lomax começou a surfar, há cinco anos atrás, tornou-se no primeiro surfista local da Libéria.
Alfred Lomax já não é o único Liberiano a apanhar ondas. Contudo, como existe apenas um pequeno nicho que se interessa por este local no Oeste do Continente Africano, muitos ainda consideram a Libéria como um dos últimos destinos do mundo, por descobrir.

Lomax começou a surfar logo após o fim da guerra civil, que durou 14 anos e que destruiu grande parte do seu país. "Nada é igual ao surf", diz Lomax. "Sinto-me tão feliz". No entanto, apesar de ser o pioneiro, não é o único a tirar vantagem do que esta costa tem para oferecer.

Keith Chapman gere o "Surf Libéria", que promove o país como destino de surf. Dentista de profissão, veio para a Libéria há cinco anos atrás, depois de ser informado que estes necessitavam de ajuda urgente. Keith passou quatro anos a trabalhar no hospital improvisado naquela região, atendendo ás necessidades de algumas das mais miseráveis povoações do mundo.
Mas o seu destino era a Libéria agora. Por isso, em 2008, aos 37 anos, estabeleceu-se por lá, permanentemente com a sua família.

O seu escape durante todos estes anos era o surf. Ele e os seus colegas constituem a comunidade surfista da Libéria. São vinte, no máximo.

Robertsport é a região mais famosa para o surf, constituida por cinco picos que funcionam em condições diferentes.
No entanto, o sossego dos locais está a desaparecer. A palavra espalhou-se e os turistas estão a chegar.

O surfista suíço Julian Saccaron está na Libéria há seis meses com os seus amigos, longe dos mais conhecidos e mais populares picos da Indonésia e da Austrália. Saccaron pensa que é só uma questão de tempo até o mundo descobrir o potencial da Libéria.

Enquanto uns querem manter este lugar em segredo, os surfistas locais esperam que as suas praias atraiam mais turistas, para que se desenvolva o turismo e para que isso traga mais dinheiro. Mas a Libéria está longe de ser um local de turismo de massas.

"As pessoas que vêm para cá, têm de estar preparadas para uma dose de aventura. Não é um local onde se obtêm um pacote de viagem. Acho que ainda existe um estigma enorme relativo à segurança. As estradas e os transportes ainda são um problema, mas a segurança não. O crime que existe é mínimo." diz Keith Chapman.

Ainda existem muitos problemas sociais e económicos mas, Chapman acredita que os surfistas podem ajudar a alivia-los. Ele encoraja a comunidade surfista a fazer trabalho voluntariado e espera que as ondas possam trazer mais médicos. "Existem muitos dentistas surfistas no mundo".

Quanto a Lomax, este espera que não só os turistas descubram o surf na Libéria, mas também os locais comecem a seguir o seu exemplo e a interessar-se pelo desporto. "Olho para os outros desportos no nosso país e as pessoas jogam futebol, bascket, e não fazem surf. Por isso decidi trazer o surf para a Libéria e fazer deste país um dos melhores do mundo para o desporto" concluiu.

Libéria, um paraíso de surf ainda por descobrir.


Referêmncias bibliográficas:

Surf Total, "ÁFRICA PARAÍSO INEXPLORADO, ATÉ QUANDO?". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3179:%C3%A1frica-para%C3%ADso-inexplorado-at%C3%A9-quando?&Itemid=2, 13-01-2011[consult. 14-01.2011]

Tiago Pires assina com a QuickSilver


Depois de tanto mistério, já é oficial: Tiago Pires esteve em França, na segunda-feira passada, para assinar com a Quiksilver.

Em 2010, Saca teve a sua melhor época de sempre entre a elite do surf mundial e terminou em 21º lugar no ranking.

Recentemente anunciou a sua saída da marca Billabong e havia muita especulação e mistério à volta de quem iria ser o novo patrocinador do melhor surfista português de sempre.
Na terça-feira Tiago publicou no seu Facebook: "Em França a resolver o futuro da minha vida profissional e muito contente com o caminho que esta está a tomar. Ainda não posso adiantar muito mais coisas, mas prometo que será para muito breve. Obrigado pela vossa paciência"

Finalmente hoje, a SurfTotal, que acompanhou desde o inicio esta mudança, mas por razões ético jornalísticas apenas agora divulgou, anuncia que Tiago Saca Pires juntou-se recentemente à marca australiana que patrocina o 10x campeão do Mundo, Quiksilver.

Para já não se sabe muito mais, mas na próxima semana haverá uma conferência de imprensa oficial onde serão revelados mais pormenores.

Neste momento, sabemos que Tiago Pires está a surfar algures na Ericeira, com o seu amigo Miky Picon.


Referências bibligráficas:

Surf Total, "Tiago Pires assina com a QuickSilver". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3177:tiago-pires-assina-com-a-quiksilver&Itemid=2, 13-01-2011[consult. 14-01-2011]

MAIS UM DIA DE PAUSA NO MUNDIAL JÚNIOR DA ASP


Pelo segundo dia consecutivo o ASP World Junior Champioships foi adiado. Prevê-se que o evento termine amanhã, Sábado.
Após um primeiro dia sem as condições minímas que permitissem terminar a prova (faltam apenas disputar os quartos de final, meias finais e final masculina), o dia de hoje, 6ª feira, foi novamente de pausa para os melhores juniores do mundo ainda em prova.

Foi o próprio director técnico do evento, o ex top do World Tour, Luke Egan quem tomou a decisão referindo que amanhã, Sábado, espera-se uma nova ondulação que permitirá concluir este Campeonato do Mundo de Júniores da ASP em condições ideais.

A Surftotal recorda que a prova encontra-se nos Quartos de Final. O alinhamento das quatro baterias é o seguinte:

Heat 1: Kiron Jabour (HAW) Vs Caio Ibelli (BRA)
Heat 2: Marc Lacomare (FRA) Vs Charles Martin (GLP)
Heat 3: Dale Staples (ZAF) Vs Nat Young (USA)
Heat 4: Mitch Crews (AUS) Vs Miguel Pupo)

Como podemos constatar um grande equilíbrio de nacionalidades com destaque para dois brasileiros e os representantes europeus, estes últimos que competirão entre si para alcançar as meias finais.

O português Filipe Jervis Pereira e o alemão residente em Portugal, Nicolau von Rupp, terminaram as suas prestações no Round 3, conquistando o 17º lugar na classificação geral.

Acompanha o desenlace do ASP World Junior Championships e confere em directo com a Surftotal quem será o novo Campeão do Mundo desta categoria.


Referências bibliográficas_

Surf Total, "MAIS UM DIA DE PAUSA NO MUNDIAL JÚNIOR DA ASP". http://www.surftotal.com/pt/, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3182:mais-um-dia-de-pausa-no-mundial-j%C3%BAnior-da-asp&Itemid=2, 14-01-2011[consult. 14-01-2011]

O´NEILL CLOSE ENCOUNTER PROSSEGUE EM MARROCOS


Um grande contingente de surfistas do team O´Neill prosseguem uma surftrip por terras marroquinas.
Uma equipa de surfistas composta por Shaun Cansdell, Mark Matthews, Cory Lopez, Joaquim Guichard, Paul Grey, Micah Lester, Niels Musschoot, Sam Lamiroy, entre outros, encontra-se em Marrocos para uma surftrip promocional da O´Neill.

Depois do mar calmo na terça-feira, os jetskis são levados para a bela Baía de Imsouane. Para alguns, é a primeira vez que sentem o poder dos motores nas suas pranchas. O surfista alemão residente em Portugal, Paul Grey, está simplesmente a adorar a experiência: "É óptimo conseguir tanta velocidade nestas ondas pequenas. Correu surpreendentemente bem e até completei alguns aéreos!"

Já perto do final do dia os surfistas mais conceituados abriram o livro. O australiano Shaun Cansdell é rebocado pelo seu compatriota e exímio tube e big rider, Mark Mathews que, demonstrando toda a sua experiência, fez um trabalho perfeito. "É divertido, mas já há muito que não o fazia (tow out)” referiu Shaun Cansdell que pode não apontar esta sessão como uma das suas melhores mas pelo menos colocou todas as pessoas da aldeia impressionados com os seus enormes aéreos.

Anteontem, 4ª feira, a caravana continua em movimento. O guia de Surf local, Azhar, leva a equipa até perto da cidade de Essaouira. A ondulação continuou muito pequena mas o surfista local levou a comitiva até um pico com ondas bastante divertidas.
Depois do "Cherki" (vento local) começar a soprar é hora para todos irem almoçar no porto da cidade de Essaouira. O peixe fresco é o prato principal e, de seguida, os surfistas passeiam e relaxam na cidade durante o resto do dia.

O dia de ontem, 5ª feira, seria o último dia da viagem e também um dos mais aguardados pois uma ondulação estava prevista chegar. Provavelmente, quando estiveres a ler esta notícia já o team O´Neill encheu a barriga de tubos!


Referências bibliográficas:

Surf Total, "O´NEILL CLOSE ENCOUNTER PROSSEGUE EM MARROCOS". http://www.surftotal.com/pt, http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3181:o%C2%B4neill-close-encounter-prossegue-em-marrocos&Itemid=2, 14-01-2011[consult.14-01-2011]

Carissa Moore é a vencedora


A havaiana Carissa Moore é a vencedora do Rip Curl Women’s Pro, sexta etapa do ASP Women’s World Tour encerrada neste sábado (9/10) em Peniche, Portugal.
Em esquerdas com até 2 metros nas maiores séries e forte vento terral, ela derrotou a tricampeã mundial Stephanie Gimore na final por 17.44 a 8.60 pontos.
Com fortes batidas, rasgadas, cutbacks e floaters muito bem executados de backside, Carissa não deu chances à australiana e ditou ritmo do duelo do início ao fim, além de deixá-la em combinação depois de somar notas 9.17 e 8.27.



Referências bibliográficas:

Surf.pt, "Carissa Moore é a vencedora". http://surf.pt, http://surf.pt/tag/noticias-surf/, 09-11-2010[consult. 14-01-2011]

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Kelly Slater doa 76,8 mil euros


Dez vezes campeão mundial é igual a 10 instituições de solidariedade. É o que deve ter pensado Kelly Slater, de 38 anos. Considerado o melhor surfista do Mundo, o norte-americano e a marca que o patrocina, a Quicksilver, escolheram uma dezena de instituições de caridade e deram a cada uma 10 mil dólares (cerca de 7,8 mil euros).

A acção de solidariedade “10 for Ten” deu no total 100 mil dólares (76,8 mil euros) às instituições, que, na sua maioria, estão no arquipélago do Hawai. É caso para dizer: boa onda!




Referências bibliográficas:

doSomething.pt, "Kelly Slater doa 76,8 mil euros". http://www.dosomething.pt, http://www.dosomething.pt/noticias/detalhes.php?id=211, 07-01-2011[consult. 14-01-2011]

Kelly Slater. E depois do 10? O adeus?


Slater não sabe quem é, nem o que faz no circuito mundial depois do décimo título. Abandona? 2011 pode ser de crise






Na adolescência, quando ainda não era ninguém no mundo do surf, Kelly Slater deixava as ondas pequenas da Flórida e voava ali para o lado, até Porto Rico, para treinar a sério. "No Inverno, aquilo era o meu Havai." Não deixa de ser curioso que agora o circuito mundial de surf passe por aquela ilha das Caraíbas e tenha obrigado Slater a regressar para garantir o décimo título de campeão do mundo. "Foi como se estivesse em casa..."

Talvez esta tenha sido a emoção mais leve que se abateu sobre o norte-americano, no sábado, quando passou às meias -finais do Rip Curl Pro Search em Porto Rico e logo garantiu a décima coroa. A última etapa do ano, no Havai, já não conta para nada, mas será naturalmente marcada pela homenagem a Andy Irons, o rival local e agora amigo, desaparecido na semana passada. Slater, de resto, tremeu assim que venceu a final de Porto Rico (contra Adriano de Souza) e falou em sua memória. "Quero enviar as minhas condolências à família Irons. Foi uma semana de extremos para mim. Se não fosse pelo Andy, não estaria aqui agora", disse entre lágrimas.

A veterania de 38 anos, o recorde de dez títulos mundiais e de 45 vitórias, o facto de ser o campeão mais velho e e mais jovem de sempre (20 anos em 1992) são os factos que definem a grandeza do desportista e, ao mesmo tempo, lançam o receio do que aí poderá vir. Como será o futuro? Kelly Slater abandona o circuito mundial e 2011 torna-se um ano amputado de mitos? Agravado ainda pelo fantasma de Andy Irons! O interesse vai morrer? "Não sei, ainda não pensei muito nisso", disse Slater. O melhor surfista de todos os tempos ainda não terá decidido se encerra a carreira, mas poucos acreditam que a possa esticar, sobretudo agora que o 10, o número redondo, é uma realidade. Em 2008, quando alcançou o nono título, Kelly Slater não podia parar. O 9 era demasiado incompleto, problemático. Muitos até acharam que ganhar aquele campeonato foi uma decisão grave, porque ia obrigar um velhote a arrastar- -se, desesperado, à procura da conta certa. Afinal, não se arrastou. Foi digno em 2009 e dominou 2010.

Depois veio o boato de que o patrocinador de sempre, a Quiksilver, lhe pagaria 10 milhões de dólares para chegar ao 10. Também isso pode ter estimulado Slater. Se assim foi, pode igualmente fazê-lo parar. Seja como for, dir-se-ia que não é o dinheiro o que o motiva. "Não me importava que cem pessoas me esmurrassem na cara se em troca me deixassem surfar estas ondas sozinho", afirmou depois ter vencido em Trestles (Califórnia) a meio da temporada. Talvez essa seja a melhor solução, esmurrá-lo, e depois deixá-lo a exibir-se dentro, sem ninguém a chatear-lhe cabeça, nem sequer uma namorada - sim, porque também se diz que Slater só chegou a este ponto porque nunca casou. Quando se prendeu de amores (Pamelas, etc.) a coisa deu para o torto. Mas atenção: Slater apaixonou-se, a coisa está séria e até já leva a namorada Kalani para todo o lado...



Referências bibliográficas:

iONLINE, "Kelly Slater. E depois do 10? O adeus?". http://www.ionline.pt/, http://www.ionline.pt/conteudo/87356-kelly-slater-e-depois-do-10-o-adeus, 08-11.2010[consult. 14-01-2011]

domingo, 2 de janeiro de 2011

A Billabong e Tiago Pires não renovam acordo para 2011!


Tiago Pires e Billabong põem hoje, dia 31 de Dezembro, um ponto final na parceria que tinham há cerca de 12 anos.

Desde que integrou o team da Billabong, em 1998, Tiago Pires obteve excelentes resultados competitivos, entre os quais se destacam os títulos de campeão europeu júnior em 1999 e o de vice-campeão mundial júnior em 2000, o segundo lugar no WQS de 6 estrelas em Sunset Beach, também em 2000, as duas vitórias nas etapas do WQS de 6 estrelas, em Ribeira D'Ilhas, em 2005 e 2006 e a qualificação para o World Tour em 2008 - feito nunca antes alcançado por um surfista português.

Este ano, Tiago Pires competiu, pelo terceiro ano consecutivo, no World Tour e teve o melhor ano de sempre neste circuito, terminando em 26º lugar.

A Billabong orgulha-se de ter acompanhado a carreira de Tiago Pires desde o início, dando-lhe a possibilidade de evoluir e de se tornar no melhor surfista português de sempre, e deseja-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da sua vida.



Referências bibliográficas:

SURFTOTAL, "A Billabong e Tiago Pires não renovam acordo para 2011!". http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3108:billabong-e-saca-seguem-caminhos-diferentes&Itemid=2, http://www.surftotal.com/pt, 31-12-2010[consult. 02-01-2011]