sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Entrevista com Joana Machado e Raquel Sampaio



Há quanto a Joana está no Brasil?
A Joana foi para lá para fazer um semestre e neste momento já está lá há um ano.

E vai ficar até quando?
Vai ficar mais um semestre, e com certeza vai querer aproveitar o verão lá, mas por ela aposto que não saía mais do Brasil...

Está a estudar o quê?
Ela... anatomia humana, lol, ‘tou a brincar... Design de equipamentos... acho eu.

O que faz durante o dia?
Bem, quando fui lá visitá-la não fazia muito... brincadeira! Acho que faz tudo o que de bom o rio lhe proporciona. Estuda, namora, sai com os amigos, surfa, no fim de contas faz praticamente o mesmo que fazia aqui, mas num sitio diferente, com uma qualidade de vida também diferente, onde ele é que tem de gerir o dinheiro.

Faz surf? Onde?
Claro que faz surf, acho que se não fizesse neste momento estava a trepar paredes. Onde ela costuma surfar mais acho que é na Prainha, que fica perto do Recreio, mas há outras ondas também muito boas, mas mais longe...

E tu, depois de lá passares uma temporada, quando voltas?
Não sei ao certo, mas penso voltar em Fevereiro/Março, antes dos campeonatos começarem...

O que vais estudar?
Vou dar continuidade ao que estou aqui a estudar, na verdade só vou para lá fazer intercâmbio, portanto vou continuar a estudar Marketing e Publicidade.

Onde vais ficar?
Vou ficar no Leblon, com a Joana, a Teresa Bordalo, a Inês, o João Faria, e por fim com o Guerrinha.

Como é o ambiente por lá?
Bem para isso não há palavras, é simplesmente óptimo! As pessoas são super bem dispostas e muito acolhedoras, sempre prontas a ajudar! Infelizmente nós cá temos uma mentalidade muito reservada em relação à nacionalidade brasileira, julgamos sempre a sua pessoa e temos sempre receio deles. Já eles em relação a nós são totalmente diferentes, adoram os portugueses, e são super prestáveis.

Há muitas festas?
Rio de Janeiro é sinónimo de festa, principalmente nesta época, que é a entrada do verão. As festas lá são outra coisa, são muito boas mesmo.



E surf, está nos teus planos?
Claro, foi uma das razões porque escolhi i Rio e não outro país para fazer o meu intercâmbio. Juntei o útil ao agradável. A faculdade para onde vou, no meu curso é considerada uma das melhores do mundo, tenho surf, tenho um clima fantástico, posso surfar de biquini, tenho noite, tenho amigos, tenho tudo o que podia pedir! Só não tenho uma das coisas mais importantes, a minha family... mas também são só sete meses, vai ter de dar para aguentar!

Porque é que decidiste ir fazer um semestre fora?
Decidi ir pelas razões acima mencionadas, além de ser a segunda melhor universidade do mundo na minha área, adoro as pessoas, o clima, o país e também porque já lá tinha ido e por mim tinha ficado lá logo nessa altura.

Quais são as tuas expectativas?
São as melhores claro, espero ter boas notas e conseguir tirar partido do facto de ter oportunidade de estudar nesta universidade, espero que isso me enriqueça em todos os niveis. Nunca tive a oportunidade de viver sozinha tanto tempo e tão longe e com certeza isso vai-me fazer ter outra visão, uma visão que nunca tive.

Quando voltares pensas voltar a competir?
Claro que sim, a única razão porque não competi este ano foi por esta mesmo, pois para mim não valia a pena estar a gastar dinheiro em cotas, em deslocações, em campeonatos, se só poderia fazer no máximo três etapas. Saber que não poderia ganhar nada não me motivava para entrar. Tal como preferi, vou parar este ano e para o ano tentar voltar em força e motivada.





Refeências bibliográficas:


"Joana Machada e Raquel Sampaio in Brazil", Revista "GIRLZ On Fire", Setembro e Outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário